• Carregando...
 | Marcelo Andrade/ Albari Rosa/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/ Albari Rosa/Gazeta do Povo

Entre aqueles que abertamente já se colocam como pré-candidatos ao governo do Paraná em 2018, dois nomes se destacaram no levantamento feito pelo Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (18) com exclusividade pela Gazeta do Povo. O deputado estadual Ratinho Junior (PSD) e o ex-senador Osmar Dias (PDT) aparecem com ampla vantagem sobre concorrentes, como a ex-deputada federal Cida Borghetti (PP), atual vice-governadora do Paraná, e o ex-deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS), no segundo mandato de prefeito de Guarapuava.

PESQUISA: Veja todos os cenários apurados pelo Paraná Pesquisas

Em um dos cenários estimulados pelo Paraná Pesquisas, Ratinho aparece em primeiro lugar com 35,2% das intenções de voto. Osmar surge logo na sequência, com 32,7%. Já os demais aparecem em um patamar inferior, distante da dupla: Cida surge com 4,7%; o ex-deputado federal Dr. Rosinha, que pode ser o candidato do PT no pleito, aparece com 2,3%; Silvestri Filho tem 2,2%; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) Edson Campagnolo obtém 1,7%. 

Ainda neste cenário, 16,7% das pessoas entrevistadas não votariam “em nenhum” dos nomes oferecidos pela pesquisa. Além disso, uma fatia menor, de 4,6%, alega que “não sabe”. O Paraná Pesquisas ouviu 1.520 eleitores, durante os dias 14 a 17 de dezembro de 2017. O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem estimada de erro é de aproximadamente 2,5%.

Embora Ratinho apareça numericamente à frente de Osmar, um eventual segundo turno entre eles revela o contrário: o ex-senador ficaria com 42,3%, contra 40,5% do ex-secretário de Beto Richa (PSDB). 

“A pesquisa aponta empate técnico entre eles [Ratinho e Osmar]. No caso da Cida, nós só vamos saber se a candidatura dela é viável ou não quando ela assumir o Executivo [a partir do afastamento de Beto Richa, caso o tucano queira disputar o Senado]. Hoje, o cenário é difícil para ela”, resume Murilo Hidalgo, à frente do Paraná Pesquisas.

Ratinho e Osmar só ganham um adversário, de fato, em um cenário no qual o senador Roberto Requião (PMDB) também aparece na disputa ao governo do Paraná: Ratinho fica com 29,4%; Osmar com 25,0%; e, em terceiro lugar, Requião, com 21,1%.

O presidente do PMDB no Paraná já sinalizou, contudo, que deve disputar a reeleição ao Senado, dando respaldo à candidatura de Osmar, com quem já se aliou nas eleições de 2010. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]