• Carregando...
Ocorrências diminuíram no estado. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Ocorrências diminuíram no estado.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O Paraná terminou 2017 com menos assaltos registrados oficialmente em relação a 2016. Segundo o levantamento divulgado na quinta-feira (18) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), foram registrados 337.771 crimes contra o patrimônio em todo o estado: redução de 2,46% em um ano.

INFOGRÁFICO: Veja os dados detalhados no gráfico

Apesar disso, os dados revelam que uma média de 925 paranaenses por dia foram vítimas de ladrões – seja em casos de roubo (em que o bem é levado mediante violência ou grave ameaça) ou de furto (quando o objeto é subtraído sem violência). No entanto, os índices devem ser maiores na prática, já que as vítimas nem sempre registram esse tipo de crime.

Dentre as ocorrências, os roubos em geral tiveram queda de 12,59% – foram 76.790 casos registrados. Em relação aos furtos, a diminuição foi bem mais tímida: de 0,28%, com 182.650 crimes desta natureza.

O secretário de Segurança, Wagner Mesquita, destacou as reduções, em todos os cenários apurados pela Sesp. “O grande diferencial foi a redução de índices [referentes a crimes] patrimoniais. Eu desconheço algum outro estado que tenha tido diminuição da incidência de furtos e roubos em 2017”, disse.

LEIA TAMBÉM: Paraná tem menor número de homicídios em dez anos, diz Sesp

Comércios

A queda mais significativa diz respeito aos assaltos em estabelecimentos comerciais. Os roubos a comércios recuaram 27,7%, chegando a 11.492 ocorrências: média de 31 por dia. Os furtos nestes locais também sofreram redução. Foram registrados 23.658 furtos, o que corresponde a uma queda de 5,25%.

A Sesp atribuiu a redução dos índices a uma ação coordenada de combate à receptação – ou seja, comércios ou pessoas que compravam artigos roubados ou furtados.

“Foi um trabalho focado. Estávamos trabalhando a receptação de roubo a comércio. Por causa disso houve uma forte redução de furto e roubo a ambiente de comércio”, afirmou Mesquita.

Casas

No total, 63.651 residências foram alvos de bandidos em 2017: mais de 174 casos por dia. Destes, 56.588 ocorrências correspondem a casas que foram furtadas pelos ladrões – casos como arrombamentos ou em que os bandidos levaram objetos sem que os donos estivessem na residência.

Outros 6.973 domicílios foram roubados, com os assaltantes invadindo as casas. Neste segmento, a redução do índice foi de 9,06%.

Carros

No ano passado, uma média de 83 veículos por dia foi levada por bandidos em todo o estado. Apesar disso, os índices também tiveram redução significativa. No caso dos roubos, foram 11.352 ocorrências: queda de 9,57%.

Foram furtados 19.233 carros ou motos, o que corresponde uma retração de 5,10%. “Este é um dado que praticamente não tem subnotificação. Então são casos precisos”, destacou o secretário.

Por outro lado, as forças de segurança conseguiram reaver menos veículos que haviam sido levados por bandidos. Foram recuperados 18.749 veículos, um total 1,92% menor em relação a 2016.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]