Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

comércio exterior

Porto de Paranaguá bate recorde de movimentação de cargas em 2017

Foram importadas e exportadas 48,1 milhões de toneladas de produtos entre janeiro e novembro – valor que superou o total de 2016

  • Da Redação
Navio é carregado no Porto de Paranaguá | IvanBueno/Appa/ Divulgação
Navio é carregado no Porto de Paranaguá IvanBueno/Appa/ Divulgação
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Com um mês de “folga”, o Porto de Paranaguá bateu seu recorde histórico de movimentação de cargas. De janeiro a novembro de 2017, seus terminais movimentaram 48,117 milhões de toneladas, superando a marca de todo o ano de 2013, quando foram importadas e exportadas 46,168 milhões de toneladas. Em relação ao mesmo período de 2016, o resultado deste ano representa uma alta de 16,4%.

A “balança comercial” do porto paranaense está com saldo positivo em termos de carga – já que não foram divulgados dados por valor. O movimento dos primeiros 11 meses do ano decorre de 30,701 milhões de toneladas exportadas e de 17,415 milhões de toneladas importadas.

LEIA MAIS:Empresa recebe por transporte de draga que já estava no Porto de Paranaguá

Por tipo de carga, o destaque de janeiro a novembro foi o granel líquido, que teve alta de 30% em relação a igual período do ano anterior (7,132 milhões de toneladas transportadas). No entanto, o grosso do enviado e recebido pelo porto segue sendo o granel sólido – 31,537 milhões de toneladas (alta de 16% em relação a 2016). O restante trata-se de carga geral, com 9,447 milhões de toneladas (avanço de 8,3%).

Principal produto

Quando se considera produtos, a liderança entre as exportações é da soja, com 10,957 milhões de toneladas (acréscimo de 41% em relação a 2016). Este produto representa mais de um terço do total que é enviado ao exterior pelo Porto de Paranaguá.

Já entre as importações, a liderança é do adubo – 8,141 milhões de toneladas (avanço de 4% na comparação com o ano anterior). A mercadoria representa quase a metade de tudo que chega aos terminais de outros países.

LEIA TAMBÉM: Para tirar caminhões das estradas, governo do Paraná lança nova ferrovia

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Política

PUBLICIDADE