• Carregando...
 | Gilberto Abelha/Gilberto Abelha
| Foto: Gilberto Abelha/Gilberto Abelha

Após decisões judiciais, os serviços de transporte público e recolhimento de lixo em Londrina voltaram a funcionar normalmente. As decisões partiram da 2ª e da 9ª Varas Cíveis da cidade.

LIBERADOS: Acordo para liberação de cargas essenciais está sendo cumprido, diz governo

Segundo a assessoria de imprensa da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), o reabastecimento é suficiente para os veículos circularem até terça-feira (29). A companhia afirma que as medidas judiciais garantem acesso permanente das empresas de transporte e coleta de lixo ao combustível, e está acompanhando diariamente a situação com as responsáveis pelos serviços.

O recolhimento de lixo, que havia sido suspenso na tarde de quinta-feira (24) por escassez de combustível, foi retomado na manhã da sexta-feira (25). Em nota, a CMTU explicou que moradores das regiões atendidas na sexta-feira, sábado (26) e segunda-feira (28) podem dispor os lixos para coleta nas ruas normalmente.

O juiz responsável pela decisão, Aurênio José Arantes de Moura, autorizou o uso de força policial para garantir o reabastecimento dos caminhões de coleta, por reconhecer que as condições de saneamento e saúde pública estariam ameaçadas caso o serviço continuasse parado. São recolhidas 400 toneladas de lixo diariamente em Londrina.

Comerciantes buscam funcionários em casa e abrem as lojas: “Precisamos faturar”

Já o sistema de transporte público, que havia adotado escala de atendimento especial na quinta-feira (24), retomou as atividades normalmente na manhã deste sábado (26). Manifestantes bloquearam a saída da garagem da Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) com madeira e pneus, e, após negociações, liberaram a passagem dos ônibus. O serviço agora opera com 100% da frota. Todos os dias, 80 mil pessoas utilizam o transporte público na cidade.

SEM AULAS: Alunos começam a semana sem aulas no Paraná por causa da greve de caminhoneiros

Protestos

Desde quarta-feira (23), o pool de combustível de Londrina, localizado na região oeste da cidade, está bloqueado por caminhoneiros. Serviços essenciais como transporte público, coleta de lixo, ambulâncias e viaturas policiais ainda funcionam normalmente, mas a falta de combustível nos postos tem causado transtornos pela cidade.

Apesar da confirmação do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniências do Paraná (Sindicombustíveis) de que os estoques de etanol e gasolina de Londrina acabaram na tarde de quinta-feira (24), um estabelecimento no Jardim Higienópolis ainda comercializava combustível na manhã de sábado (26), com grande fila.

Transtornos

Escolas da rede municipal e estadual suspenderam as aulas de segunda-feira (28). A direção do Restaurante Universitário da Universidade Estadual de Londrina (UEL) também não atenderá na segunda-feira, por falta de estoque de alimentos e materiais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]