• Carregando...
Assembleia da APP Sindicato em 2016: entidade é o quinto maior sindicato do país. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Assembleia da APP Sindicato em 2016: entidade é o quinto maior sindicato do país.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Essa terça-feira (19) é dia de eleição para 73 mil filiados à APP-Sindicato. Das 9 às 20 horas, professores e funcionários da rede estadual de ensino do Paraná poderão votar para decidir quem comandará a entidade sindical da categoria.

Nos colégios com mais de 30 votantes haverá uma urna fixa. As localidades com menos participantes contarão com uma urna itinerante. A votação é eletrônica, usando computadores com um sistema desenvolvido pela própria APP.

DEBATE: Veja como foi o debate realizado pela Gazeta

É uma eleição em apenas um turno. Quem tiver o maior número de votos, vence. A Gazeta do Povo vai acompanhar o processo pela página do Facebook Gazeta do Povo Política Paraná.

Candidatos

Quatro chapas disputam o comando da APP-Sindicato. É o maior número de concorrentes da história recente da entidade. As chapas são formadas por 42 integrantes, sendo 24 da diretoria estadual e 18 do conselho fiscal.

LEIA MAIS: Pelo terceiro ano seguido, professores são a maior força de oposição a Beto Richa

A chapa Somos Mais APP é encabeçada pelo atual presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, que disputa a reeleição. A chapa APP Independente, Democrática de Base e de Luta tem como candidato a presidente Luiz Paixão, que tem histórico de atuação sindical na entidade. A chapa APP para todos tem à frente Isabele Félix Pereira, que é filha de um ex-presidente da entidade e está em sua primeira disputa na APP. Educadores em Luta Contra o Golpe é o nome da chapa capitaneada por Gilson Mezarobba, que já foi dirigente sindical regional e é o único do interior do estado.

Os eleitos devem tomar posse em até 30 dias depois da votação, para um mandato de quatro anos.

História

A entidade sindical dos professores do Paraná tem 70 anos. Surgiu com o nome de Associação dos Professores do Paraná (APP). Em 1989 virou oficialmente um sindicato.

Um ano antes, a entidade começou a se destacar no meio político. Os professores estavam em greve porque o governo não cumpriu o acordo de pagar o piso de três salários mínimos. Durante protesto, foram reprimidos com violência, pela cavalaria da Polícia Militar, em 30 de agosto de 1988, durante a gestão do governador Alvaro Dias.

Em 1997, ocorre a unificação sindical entre as entidades que congregam professores e funcionários de escolas. É mantido o nome APP-Sindicato, mas oficialmente passa a ser Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná.

A APP é quinto maior sindicato do país e movimentou R$ 35,9 milhões em 2016 – 1% dos paranaenses são professores da rede estadual de ensino. Ou seja, um em cada 100 moradores do estado. E o trabalho impacta 1 milhão de alunos nos colégios estaduais do Paraná.

A associação é considerada a principal força de oposição ao governador Beto Richa (PSDB). A visibilidade foi reforçada no dia 29 de abril de 2015, durante manifestação contra mudanças na Previdência. Na ocasião, dezenas de professores ficaram feridos após forte repressão policial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]