• Carregando...
UPA do Tatuquara: população pede compra de medicamentos e melhorias nos postos de saúde. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
UPA do Tatuquara: população pede compra de medicamentos e melhorias nos postos de saúde.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Garantir boas condições nos serviços da saúde aparece no topo do ranking dos pedidos feitos pelos curitibanos em 2017, seguido de melhorias na área da segurança. Já no ano anterior, revitalização das vias públicas se destacou como uma das mais solicitadas. Todos aos anos, por lei, a prefeitura de Curitiba deve realizar audiências públicas para ouvir as reivindicações em cada uma das 10 regionais da cidade, para compor o orçamento do ano seguinte.

INFOGRÁFICO: Compare as principais reivindicações dos curitibanos em 2016 e 2017

Os moradores das regionais do Tatuquara e do Portão elegeram como principal prioridade a compra de medicamentos e melhorias nos postos de saúde. Já a ampliação do quadro de profissionais nas unidades de saúde aparece como a terceira mais pedida, dentre as cinco mais votadas no Pinheirinho. Revitalizar o sistema de saúde foi a principal promessa da campanha de Rafael Greca. Nos primeiros meses do ano, além de greve de médicos e troca de secretariado, o prefeito tem encontrado dificuldades para honrar o compromisso.

Sobre o tema saúde despontar em primeiro lugar, Alexandre Jarschel de Oliveira, presidente do IMAP, órgão gestor do programa Fala Curitiba, atribui o fato a erros da gestão passada. “Tem relação com o passivo que herdamos, como dívida de mais de R$ 1 bilhão, falta de remédios, demora no atendimento, extensa fila de espera por especialidades, estruturação de toda rede de saúde. Também entra nessa a crise econômica, que aumentou muito o número de pessoas que migraram dos planos de saúde particular para a rede pública.”

Além de saúde e segurança, a área de esporte e lazer segue como uma das mais solicitadas pelos moradores que participaram de audiências públicas em 2016 e 2017. Na Regional Pinheirinho, a realização de concursos na área do esporte aparece como a primeira no ranking das mais votadas. O mesmo acontece na CIC, com a solicitação que pede ampliação das ações esportivas, de lazer e com a juventude por da contratação de novos profissionais para o setor.

“Fala Curitiba”

A atual gestão testou um novo formato de audiências públicas, o “Fala Curitiba”, que foi concluído neste mês. Na primeira etapa, foram feitas 60 consultas públicas nos bairros, em que os participantes elegeram suas prioridades, debateram em grupos e, por fim, votaram nas propostas coletivas. Na segunda etapa, o que foi proposto entrou para análise técnica, e na terceira as propostas validadas foram votadas novamente pelos moradores, que elegeram dez finalistas.

Por fim, a quarta etapa escolheu cinco propostas entre as dez restantes. Os encontros envolveram 5.236 pessoas, que demandaram 5.480 propostas individuais e 978 propostas coletivas para os 75 bairros de Curitiba. Além da votação das propostas nos encontros dos bairros, também houve votação online, que somou 3.859 votos nas propostas coletivas. Todas as participações individuais foram digitalizadas e compõem o sistema eletrônico da Lei Orçamentária Anual (LOA). As 51 propostas eleitas pela comunidade agora seguem para encaminhamento na administração municipal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]