• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O deputado federal licenciado Valdir Rossoni (PSDB), hoje secretário-chefe da Casa Civil do governo do Paraná, foi denunciado nesta segunda-feira (18) pela procuradora-geral da República, Rachel Dodge, por crime de prevaricação. Rossoni se negou a aceitar uma “transação penal” oferecida por Dodge. Conforme adiantou o blog “De Brasília”, a denúncia já era esperada.

Rossoni demorou praticamente três anos para colocar em votação, na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), um pedido do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para dar prosseguimento a um processo contra o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), daí a suposta prevaricação.

Na condição de presidente da Alep, Rossoni foi alertado duas vezes pelo STJ sobre o processo contra o aliado, no final de 2011 e também no final de 2012. Mas, o então deputado estadual só colocou o assunto na pauta da Casa no final de 2014 (e, por 40 votos a 5, os parlamentares não autorizaram o STJ a prosseguir com o processo contra Beto Richa).

“A satisfação de interesse pessoal por Valdir Rossoni é evidenciada não apenas para violação elementar de dever inerente ao cargo que exercia à época, na presidência da Casa Legislativa daquele estado, mas, sobretudo, por ser amigo, aliado e braço-direito do governador (...). Esta situação é reforçada pela condição atual do deputado, nada menos que chefe da Casa Civil no Estado do Paraná, compondo, assim, a equipe do governador por ele protegido”, escreveu Dodge ao STF, a quem cabe analisar se acolhe ou não a denúncia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]