• Carregando...
Secretário Valdir Rossoni usou as mídias sociais para desqualificar delator e criticar a imprensa. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Secretário Valdir Rossoni usou as mídias sociais para desqualificar delator e criticar a imprensa.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O atual secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni (PSDB), não poupou ataques a Eduardo Lopes de Souza, dono da Construtora Valor, e à imprensa, em especial a RPC TV, na noite deste domingo (4). Como tem feito tradicionalmente aos domingos, Rossoni usou seu perfil no Facebook para fazer uma transmissão ao vivo, desta vez para falar sobre a delação premiada de Souza no âmbito da Operação Quadro Negro, que investiga o desvio de verbas e fraude na construção de escolas no Paraná.

Rossoni deu poucas informações concretas sobre as denúncias que pesam sobre ele, mas aproveitou a oportunidade para desqualificar o delator e criticar a imprensa.

LEIA TAMBÉM: Delator confirma que dinheiro desviado de escolas abasteceu campanha de Richa

A RPC TV teve acesso aos documentos da Operação Quadro Negro e veiculou reportagem, na última sexta-feira (1°), sobre a delação do empreiteiro. No processo de colaboração com o Ministério Público Federal (MPF), Souza alegou que Rossoni recebeu dinheiro dentro Assembleia Legislativa do Paraná, quando era deputado estadual, como forma de compensação por contratos fraudulentos de construção de escolas.

Ao MPF, o empresário também disse que foi o secretário-chefe da Casa Civil quem o apresentou ao diretor da Superintendência de Desenvolvimento da Educação (Sude), Maurício Fanini, responsável por fiscalizar o andamento das construções contratadas junto à Valor. Souza também destacou que as primeiras licitações vencidas pela Valor foram em 2011, em Bituruna, no Sul do Paraná. A cidade é o reduto eleitoral de Rossoni.

Por enquanto, Souza não apresentou provas de suas alegações. O empresário se comprometeu a entregar materiais que reforçam as acusações, mas afirmou que destruiu muitos documentos e planilhas. A delação ainda não foi homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

LEIA TAMBÉM: Sete pontos para entender o teor bombástico da delação da Quadro Negro

No Facebook, Rossoni usou a mais de uma hora que teve ao vivo para negar as acusações feitas pelo empresário. Rossoni chamou o empreiteiro de “vagabundo” e “bandido”, afirmando que o delator “montou uma ‘bonita’ história na cadeia”. O político também disse torcer para que o ministro Luiz Fux, do STF, homologue a delação de Souza.

“Eu quero que me investiguem. Se eu tivesse medo, vocês acham que eu queria que me investigassem?”, perguntou aos seguidores, reforçando de que entrega o cargo caso surjam provas contra ele.

“Sacanagem da Rede Globo”

Além de Souza, outro alvo dos ataques de Rossoni durante o vídeo foi a imprensa, especialmente a RPC TV, afiliada da Rede Globo no Paraná. O aliado de Beto Richa considerou desproporcional o material da emissora, que, em sua opinião, teria dado mais voz a Eduardo Lopes de Souza e não às pessoas que foram citadas na delação. Rossoni foi procurado antes da veiculação da reportagem, mas se negou a gravar entrevista.

O político também afirmou ser uma “sacanagem da Rede Globo” o fato de Bituruna não ser separada do restante da Operação Quadro Negro, somente pelo fato de as primeiras licitações vencidas pela Valor. Segundo Rossoni, as obras da cidade foram finalizadas e estão à disposição da imprensa e da Justiça para serem periciadas.

Bituruna é a principal base eleitoral de Rossoni e contratos efetuados pela Valor Construtora com a administração pública local foram assinados durante a gestão de Rodrigo Rossoni, que é filho do deputado federal licenciado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]