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Na foto, as obras em andamento na Linha Verde Norte. | Daniel Castellano/SMCS/
Na foto, as obras em andamento na Linha Verde Norte.| Foto: Daniel Castellano/SMCS/

Com as obras entregues em 2009, o trecho sul da Linha Verde (BR-476) nunca foi totalmente concluído em Curitiba. A situação provoca acidentes e causa transtornos a quem circula diariamente pela região. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, somente este ano foram registrados 339 acidentes, com 307 feridos e nove pessoas mortas no trecho entre os quilômetros 120 e 142 da Linha Verde.

A boa notícia é que o asfalto desta porção da BR-476, no Pinheirinho, passará por revitalização a partir do dia 6 de novembro. Será retirado o asfalto deteriorado e aplicada uma nova camada no local.

A proposta é recuperar 3.680 metros, com melhorias feitas nos dois sentidos da rodovia (1.840 metros em cada sentido – Curitiba-Fazenda Rio Grande e Fazenda Rio Grande-Curitiba). Na obra, que tem prazo de 60 dias para ser concluída, será investido R$ 1,4 milhão, com recursos da prefeitura.

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Muitos acidentes

Quem já viu de perto parte destes acidentes na via foi o empresário Renato Caneppele, 46, que trabalha há 12 anos às margens da Linha Verde, desde a época em que ela ainda era parte da BR-116.

“Tem muito acidente, principalmente de manhã, quando o fluxo é grande e o pessoal diminui a velocidade por conta dos buracos. Quando isso acontece, um ou outro motorista não presta a atenção e acaba colidindo na traseira. Já no fim da tarde é ruim para atravessar, o pessoal que precisa pegar ônibus do outro lado tem que ter cuidado com os motoqueiros que vêm pelo meio dos carros”, diz.

Ainda de acordo com o empresário, as péssimas condições da pista geram prejuízos aos motoristas. “Todo ano tenho que fazer a manutenção da suspensão do meu carro. Isto custa uns R$ 1 mil reais.”

Mais obras de mobilidade

A prefeitura de Curitiba obteve autorização do governo federal para licitar obras do lote 4 da Linha Verde e outras três intervenções.

Ainda no primeiro semestre deste ano, a prefeitura conseguiu regularizar com o Ministério das Cidades as pendências e atrasos nos projetos. A pasta vai financiar os R$ 99 milhões necessários para as intervenções.

O dinheiro permitirá concluir o trecho da Linha Verde entre a rua Fagundes Varela e o trevo do Atuba, que exigirá recursos de R$ 74,9 milhões. Outros R$ 9,2 milhões serão usados para construção do terminal do Tatuquara e reforma do terminal da Vila Oficinas. Já a trincheira na Avenida Nossa Senhora Aparecida com a Mário Tourinho terá recursos de R$ 14,5 milhões. A licitação deverá ser lançada no mês que vem, e a previsão para início efetivo das obras é o começo de 2018.

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