• Carregando...
Caminhões que transportam insumos essenciais serão identificados com um adesivo da Defesa Civil. | Divulgação/AEN-PR
Caminhões que transportam insumos essenciais serão identificados com um adesivo da Defesa Civil.| Foto: Divulgação/AEN-PR

Um adesivo com a logomarca da Defesa Civil do Paraná vai identificar os caminhões que transportam cargas prioritárias e que deverão ter passagem livre pelos pontos de bloqueio, impostos pela greve dos caminhoneiros. Os detalhes da operação foram divulgados nesta sexta-feira (25), pelo comitê de crise liderado pela Defesa Civil, que espera minimizar os impactos da manifestação e manter os serviços essenciais.

Os veículos que terão o tráfego liberado serão os que transportam combustível destinado ao abastecimento de viaturas; cargas vivas e ração animal; insumos hospitalares; alimentação para presos; e leite. Os adesivos serão afixados no parabrisa dos caminhões, para que os manifestantes possam permitir a passagem. A liberação das cargas essenciais faz parte de um acordo firmado na quinta-feira (24), entre os caminhoneiros e o comitê de crise.

LEIA TAMBÉM: Racionamento total: como é a rotina na cidade do PR mais afetada pela greve

Segundo o coronel Maurício Tortato – chefe da Casa Militar, a quem a Defesa Civil está vinculada –, quatro mil adesivos já foram impressos, com uso destinado a Curitiba e região metropolitana. As coordenadorias regionais da Defesa Civil estão autorizadas a também imprimir a logomarca e destiná-las aos veículos que transportam as cargas prioritárias.

“Na confiança”

O comitê de crise aponta que a dinâmica se dará a partir de uma relação de “confiança responsável”. Ou seja, as próprias transportadoras estão autorizadas a afixar os adesivos nos caminhões que conduzem os produtos essenciais. Apesar disso, mesmo os veículos que estejam com a logomarca da Defesa Civil devem ser vistoriados.

“O adesivo não é um salvo conduto. O veículo pode e deve ser fiscalizado. O condutor, apresentando a nota fiscal da mercadoria, os manifestantes podem abrir o baú e verificar se a carga transportada corresponde com a especificada no documento”, explicou Tortato. “O que a gente explicou para os transportadores, é que precisamos de responsabilidade, para que essa dinâmica não caia em descrédito.”

LEIA TAMBÉM:Paraná agora estuda isenção de pedágio para eixo suspenso, após 3 anos da lei

Nesta sexta-feira, veículos carregados com este tipo de produto já foram liberados no Paraná, seguindo esta operação. Ainda não há um balanço com o número de caminhões que puderam seguir viagem, mas, segundo a Defesa Civil, vários fluxos foram normalizados. Como exemplo, Tortato menciona o abastecimento de ração para a indústria avícola, que ocorre normalmente.

O governo, no entanto, aponta que “algumas situações pontuais” – em que manifestantes se negavam a liberar a carga – foram detectadas e, de acordo com as autoridades, os problemas foram contornados após negociações.

Sem força

O comitê de crise também destacou que abriu mão do reforço de forças federais de segurança pública, ofertadas a todos os estados pelo presidente Michel Temer (MDB) nesta sexta-feira. A avaliação do governo do Paraná é de que o acordo com os caminhoneiros tem surtido efeito e que, por isso, deve-se priorizar o diálogo com os manifestantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]