• Carregando...

A deputada federal Christiane Yared foi a única integrante da bancada do Paraná a contrariar a própria legenda, o Partido da República (PR), ao votar na noite de quarta-feira (26) contra o texto principal da reforma trabalhista. O PR pertence à base aliada do presidente Temer e havia orientado pela aprovação da proposta.

O substitutivo ao projeto de lei 6787/2016 recebeu o aval da maioria da Câmara dos Deputados: foram 296 votos a favor. Yared ficou no grupo de 177 parlamentares que rejeitaram o texto principal. O texto agora segue para análise do Senado.

Não é a primeira vez que a parlamentar mais votada da bancada do Paraná, e em seu primeiro mandato, contraria a própria legenda. Em março, ela também registrou voto contrário ao projeto de lei 4302/1998, que regulamenta a terceirização e o trabalho temporário.

Em entrevista à Gazeta do Povo nesta quinta-feira (27), ela justificou que tem “livre atuação” dentro do PR e até antecipou voto contrário também à reforma da Previdência, que em breve chegará para deliberação do plenário.

“A vantagem de estar dentro de um partido político onde há diálogo é que eu posso votar com a minha consciência, naquilo que eu acredito. Eu jamais trairia o meu partido político, que tem me dado liberdade para votar. As minhas votações são a favor do povo brasileiro”, disse ela. Questionada, então, se ela acreditava que o Governo Temer, defensor da reforma trabalhista, não estaria “a favor do povo brasileiro”, Yared respondeu apenas que nem sempre discorda do Planalto e repetiu que “cada parlamentar tem a sua consciência”.

Em 2014, Yared foi eleita pelo PTN – migrando para o PR no início do ano passado. No PTN, Yared também contrariou a legenda. No final de 2015, Yared registrou durante sessão no plenário que não concordava com a posição do seu partido político, que declarou apoio formal à permanência do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), já alvo na época da Operação Lava Jato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]