• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Milhares de pessoas estão nas ruas em todo o Brasil em greve geral nesta sexta-feira (28). Em Curitiba, a mobilização é contra as reformas trabalhista e da previdência, e paralisa o transporte, escolas, bancos e muitos outros serviços. Mas, o que de fato está em jogo com as reformas? Veja 10 fatos sobre as reformas e a greve geral que os sindicalistas não contam.

1. Na prática, a greve é para quem?

Se o discurso da greve geral é o da proteção e manutenção dos direitos dos trabalhadores, na prática a realidade é outra: a mobilização acaba protegendo os mais ricos, educados. Por que? Entenda melhor aqui.

2. Paralisação para o cidadão. Não é bem assim...

A greve geral diz estar na defesa dos direitos dos trabalhadores e cidadãos, além de ser um protesto contra o governo de Michel Temer. Mas as motivações político-partidárias estão se sobrepondo ao restante da pauta.

3. Quem está nas ruas?

Quem apoia a greve geral? O que fazer se você deseja mudar o Brasil? Essa é a reflexão proposta pelo colunista da Gazeta do Povo, Ricardo Amorim.

4. A CLT não morreu

Nos últimos dois dias, quantas vezes você ouviu alguém dizer que a CLT foi rasgada ou morreu? Muitas, com certeza. De fato, a reforma trabalhista traz inúmeras mudanças que alteram as relações trabalhistas no Brasil, mas a lei continua vivinha, sim. Quer saber mais? Veja aqui.

5. Ainda tem dúvidas?

A reforma trabalhista vai mudar muita coisa. Se você ainda tem dúvidas sobre o projeto aprovado na Câmara, aqui tem uma lista de perguntas e respostas. Nós também listamos 10 coisas que vão mudar na sua vida – tem até mudança em feriado.

6. Nenhum direito a menos

As mudanças na legislação trabalhista vão retirar direitos dos trabalhadores? Mais de 40% dos trabalhadores do Brasil estão na informalidade. Será que não é hora de olhar por eles também?

7. Previdência está uma maçaroca

Se a reforma trabalhista está tramitando de vento em popa, a reforma da previdência exige mais atenção. As concessões que estão sendo feitas transformaram a proposta em uma maçaroca e podem aumentar ainda mais as desigualdades do sistema.

8. Explique em um minuto

Faça um teste: tente explicar a reforma da previdência em até um minuto. Difícil, né? É porque a nova proposta tem ‘pegadinha’ até no cálculo da média salarial.

9. Não mexe no meu

Muitos grupos estão pressionando o governo para manter as coisas como estão para suas categorias no que diz respeito à previdência. O governo já disse que não quer mais fazer concessões, mas enfrenta resistência até em bancadas fortes do Congresso.

10. A reforma precisa acontecer

Não dá para ignorar o déficit da Previdência: ele é real e deve ser estancado. Por isso, a reforma da previdência tem de ser aprovada, segundo nosso blogueiro Ricardo Amorim.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]