• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Uma aeronave com 500 quilos de cocaína interceptada em Goiás, no domingo (25), decolou de uma fazenda no Mato Grosso, ligada ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP). A informação é da Força Aérea Brasileira (FAB), que emitiu nota oficial sobre a apreensão.

De acordo com o comunicado, o avião decolou da fazenda Itamarati Norte, em Campo Novo do Parecis (MT) com destino a Santo Antonio Leverger (MT). A Itamarati Norte é arrendada pelo Grupo Amaggi, pertencente à família do ministro. O caso foi noticiado pelo site “Midia News” e confirmado pela reportagem.

VÍDEO: Assista às imagens da interceptação do avião por helicóptero da polícia

Avião com drogas não decolou da fazenda de Blairo Maggi, diz PF

Piloto havia informado que decolou da fazenda Itamarati Norte, arrendada pela família do ministro da Agricultura, mas GPS mostrou que aeronave partiu da Bolívia

Leia a matéria completa

Nesta segunda-feira (26), a FAB divulgou nova nota em que afirma que as informações foram fornecidas pelo piloto da aeronave e que a localização exata da decolagem será investigada.

O avião foi interceptado por volta das 13 horas do domingo. Após ser orientado a pousar na região de Aragarças (GO), o bimotor matrícula PT-IIJ arremeteu. “O A-29 da FAB executou o tiro de aviso – uma medida de persuasão para forçar o piloto da aeronave interceptada a cumprir as determinações da defesa aérea – e voltou a comandar o pouso obrigatório”, afirma a nota.

O bimotor pousou na região de Jussara (GO) e foi encontrado por um helicóptero da Polícia Militar. A droga apreendida será levada à Polícia Federal em Goiânia.

A interceptação ocorreu no âmbito da Operação Ostium, que tem como objetivo reforçar a vigilância do espaço aéreo na fronteira do Brasil com a Bolívia e o Paraguai para coibir voos que possam estar ligados ao narcotráfico.

Em nota, a Amaggi afirmou que “aguarda o desenrolar das investigações sobre a propriedade da aeronave e as circunstâncias exatas em que ela – conforme afirmou a FAB preliminarmente – teria pousado na Fazenda Itamarati e decolado a partir de uma de suas pistas”.

Droga apreendida foi recolhida pela polícia e apresentada na Superintendência da PF em Goiânia.Divulgação/

De acordo com a empresa, a parte da fazenda arrendada pela empresa possui 11 pistas, localizadas em pontos esparsos de 54,3 mil hectares, sem vigilância permanente.

O grupo também afirmou não ter “qualquer ligação” com a aeronave e que não autorizou pouso e decolagem da fazenda Itamarati Norte. Além disso, disse que colaborou com a operação quando a a polícia foi informada de que uma aeronave clandestina pousaria com “cerca de 400 kg de entorpecentes” em uma das pistas auxiliares da fazenda.

O ministro Blairo Maggi disse, por meio de sua conta no Twitter, que está “acompanhando as investigações da FAB @portalfab sobre o local de decolagem da aeronave. Quando confirmado, informo”. Ele também afirmou que a fazenda “é extensa e enfrenta como MT [Mato Grosso] a ação vulnerável do tráfico”.

Procurado por meio de sua assessoria de imprensa, o Ministério da Fazenda informou que não se pronunciará sobre o caso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]