• Carregando...
Lançamento da Frente Parlamentar Armas pela Vida, no mês passado, na Câmara dos Deputados: grupos nem sempre são atuantes. | /
Lançamento da Frente Parlamentar Armas pela Vida, no mês passado, na Câmara dos Deputados: grupos nem sempre são atuantes.| Foto: /

No Congresso Nacional, deputados e senadores têm certa fixação na criação de grupos parlamentares para atuar na defesa dos mais diversos tipos de causas. São as chamadas Frentes Parlamentares, constituídas para defender uma variedade de temas. Tem Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia-Geral da União (AGU); da Profissionalização dos Executivos de Futebol; do Potássio Brasileiro; dos Terceirizados da Câmara dos Deputados; Futsal; Automobilismo; do Apoio à Família Militar, entre outras.

Somente nesta legislatura – de 2015 a 2018 – foram criadas 283 frentes desse tipo, até o momento. São grupos que funcionam como lobby de setores e segmentos, mas algumas são criadas e deixadas de lado. Dois exemplos de grupos atuantes: Frente Parlamentar da Agricultura, a “bancada ruralista”, e a Frente Parlamentar da Segurança Pública, a “bancada da bala”.

Não se tem notícia, por exemplo, de qualquer movimentação dos deputados que compõem a Frente Parlamentar da Capoeira ou da Frente Parlamentar Franco Montoro em Favor do Parlamentarismo.

Para se criar uma frente desse tipo, o deputado autor da ideia precisa ter o apoio de um terço de seus colegas, o que significa colher 171 assinaturas. Num gesto de coleguismo, um endossa esse tipo de pedido do outro, mas nem sequer comparecem ao ato de lançamento desse grupo. E muitas vezes não passa disso.

Chama a atenção o número de frentes parlamentares em defesa da conclusão de determinada obra de rodovia federal. Nesses últimos dois anos foram instaladas sete grupos que reivindicam junto ao governo federal o término das estradas de suas regiões.

O deputado Alex Manente (PPS-SP) foi o autor da criação da frente mista – formada por deputados e senadores – que deseja a profissionalização do executivo do futebol. Ele preside a frente. Para Manente, é preciso “zelar pela boa administração do futebol brasileiro”. O vice dessa frente parlamentar é o senador Zezé Perrella (PMDB-MG), citado no esquema revelado pela delação da JBS, por suas relações com o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG).

Algumas frentes parlamentares criadas nesta legislatura:

1 - Frente Parlamentar em Defesa da Indústria e Comércio de Moto Peças.

2 - Frente Parlamentar em Defesa da Utilização, por órgãos governamentais, da tecnologia de modelagem de informação da construção - BIM.

3 - Frente Parlamentar em Defesa do Futebol Feminino.

4 - Frente Parlamentar Mista da Água.

5 - Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Animais.

6 - Frente Parlamentar pela Defesa da bicicleta como meio de transporte e atividade esportiva.

7 - Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia-Geral da União (AGU).

8 - Frente Parlamentar em Defesa dos Terceirizados da Câmara dos Deputados.

9 - Frente Parlamentar em Defesa do Potássio Brasileiro.

10 - Frente Parlamentar em Apoio à Família Militar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]