• Carregando...
 | AFP/EVARISTO SA
| Foto: AFP/EVARISTO SA

Que Joesley Batista e o grupo J&F, dono da JBS, distribuíram milhões em propinas a diversos políticos você já deve ter visto. Mas há uma curiosidade no meio de tanto dinheiro dado a troco de nada. O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega pediu, e Joesley concedeu, um empréstimo de US$ 5 milhões para investir na empresa com o sugestivo nome de Pedala Equipamentos Esportivos Ltda.

Na delação, Joesley explica que o empréstimo foi efetuado por meio de sua empresa Atígua Investiments LLC. O problema é que o investimento não deu certo – ou “não resultou frutífero”, como está escrito no anexo 2 da delação. Mesmo assim, Joesley perdoou o empréstimo e a empresa encerrou as atividades.

No vídeo em que relata o caso à Procuradoria-Geral da República (PGR), Joesley mostra que não fazia grandes questionamentos sobre os investimentos – apenas cedia o dinheiro. “Teve duas movimentaçõezinha (sic) que o Guido me pediu. Uma de 5 milhões, pra mim investir (sic) numa empresa, e outra de 20 milhões que eu mandei para uma conta e depois voltou. Eu não sei pra que foi esses 20 milhão, até porque um ano depois voltou, da mesma conta e pro mesmo lugar”, conta o empresário.

Questionado pela PGR, ele detalhou um pouco mais o acordo para o investimento na empresa Pedala. “Esse de cinco eu investi. Eu comprei debênture de uma empresa que depois não pagou, inclusive, foi convertido em ações e perdeu dinheiro”, conta. Ele diz que não sabia qual era a intenção de Mantega ao pedir o empréstimo para investir nessa empresa. “Chamava Pedala Equipamentos Esportivos. Eu acho que era um negócio de internet, de venda pela internet”, diz o empresário.

Veja o trecho em que Joesley explica os empréstimos a Guido Mantega (a partir de 30:50):

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]