• Carregando...
O tucano João Doria surge como o candidato mais forte para enfrentar Lula em, 2018, segundo o Paraná Pesquisas. | Fernando Pereira/Prefeitura de SP/ e Evaritos Sá/ AFP
O tucano João Doria surge como o candidato mais forte para enfrentar Lula em, 2018, segundo o Paraná Pesquisas.| Foto: Fernando Pereira/Prefeitura de SP/ e Evaritos Sá/ AFP

Os candidatos a presidente do Brasil em 2018 ainda nem foram definidos oficialmente, mas possíveis cenários de eleições já começam a se desenhar. Para testar alguns desses possíveis “embates”, o instituto Paraná Pesquisas ouviu eleitores de São Bernado do Campo (SP), berço político do Partido dos Trabalhadores (PT) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Diferentemente do que se esperava, o petista não foi unanimidade na sondagem – ele venceu fácil em apenas uma das três simulações. Na principal delas, Lula ficou tecnicamente empatado com o atual prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB).

INFOGRÁFICO: Veja o resultado da sondagem do Paraná Pesquisas. 

A pesquisa foi realizada com 887 eleitores da cidade, entrevistados pessoalmente entre os dias 23 e 26 de abril. Em uma das simulações, os participantes tinham que optar entre Lula, Doria, Marina Silva, Jair Bolsonaro, Joaquim Barbosa, Ciro Gomes, Michel Temer e Ronaldo Caiado ou nenhum dos candidatos. O resultado colocou Lula, com 30% das intenções de votos, e Doria, com 24,1%, empatados, já que a margem de erro da pesquisa é de 3,5%. Em terceiro lugar ficou a opção “nenhum dos candidatos” (13,7%), seguido por Marina Silva (8,8%) e Bolsonaro (8,1%). 

Já em uma disputa sem o atual prefeito de São Paulo e com Geraldo Alckmin como substituto tucano, Lula recebeu 30,1% e ganhou disparado, já que o segundo lugar ficou com “nenhum”, com 16,9%. O terceiro lugar ficou com Alckmin (14,6%), seguido por Bolsonaro (10,3%) e Marina (10,2%). 

A pesquisa também propôs um primeiro turno sem Lula e com Fernando Haddad como substituto do PT. Nesse caso, o melhor colocado foi João Doria, com 28,4%, seguido de “nenhum”, com 20,2%, e de Marina Silva, com 12,7%. Haddad ficou apenas em quinto com 7,7%, perdendo para Bolsonaro, com 8,9% das intenções de votos. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]