• Carregando...
 | EVARISTO SA    /    AFP
| Foto: EVARISTO SA / AFP

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da JBS pretende investigar os negócios do grupo J&F nos Estados Unidos e que envolveram dinheiro do BNDES. A comissão deverá aprovar um pedido de acordo de cooperação de autoridades brasileiras com o Federal Bureau Investigation (FBI) e também com o Federal Reserv System (FED), o equivalente ao Banco Central norte-americano. O objetivo é investigar aquisições feitas pela JBS naquele país.

LEIA MAIS: Todas as notícias de política nacional

A cooperação é uma solicitação do deputado Fernando Francischini (SD-PR), que é o sub-relator na CPI para avaliar contratos das empresas dos irmãos Batista. Essa iniciativa saiu depois de uma conversa do parlamentar com integrantes da Polícia Federal. Francischini explica no seu pedido que a JBS foi beneficiada pela chamada "política de campeões" do BNDES e que tinha o objetivo de financiar a internacionalização de grupos brasileiros.

Entre os negócios citados está a compra pela JBS, com crédito do BNDES, da empresa norte-americana Swift, em 2007, por US$ 1,4 bilhão. 

"Além de financiar o grupo, o BNDES comprou uma participação na JBS por meio da BDNESpar. Hoje, o BNDES é dono de 21% da JBS" - explica Francischini no seu pedido. 

Com a compra da Swift, a JBS se tornou a maior emrpesa do mundo de alimentos de origem bovina. 

A partir daí, a empresa inicia uma "vertiginosa expansão internacional", que incluiria ainda, segundo o deputado, a aquisião da Pilgrim´s Pride, uma empresa de frango também norte-americana. Ele cita ainda a compra dos frigoríficos brasileiros Bertin e Seara. 

"Passando a ser também a maior produtora mundial de carne de aves". 

Para o parlamentar, a cooperação com o FBI e o FED é fundamental para esclarecer esses fatos. 

"É de suma importância a cooperação das autoridades americanas no sentido de elucidar estas operações e dirimir quaisquer dúvidas sobre possíveis ilícitos realizados com dinheiro do BNDES nestas operações" - conclui o sub-relator da CPI da JBS.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]