• Carregando...
Nicolás Maduro e Saddam Hussein: segundo Dilma, a deposição do iraquiano criou o Estado Islâmico porque a oposição a ele não era democrática , exatamente como a da Venezuela |
Nicolás Maduro e Saddam Hussein: segundo Dilma, a deposição do iraquiano criou o Estado Islâmico porque a oposição a ele não era democrática , exatamente como a da Venezuela| Foto:

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) comparou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ao ditador iraquiano Saddam Hussein, executado por enforcamento em 2006. E não foi para criticar o venezuelano. Mas para defendê-lo. Em entrevista concedida à rede de comunicação britânica BBC, a petista também comparou a oposição da Venezuela ao Estado Islâmico.

As declarações de Dilma reforçam uma tendência cada vez mais clara entre petistas: a manifestação de apoio ao regime bolivariano. No mês passado, a presidente nacional do partido, senadora Gleisi Hoffmann, já havia saído em defesa do venezuelano. Manifestou sua “solidariedade” ao governo de Maduro e à revolução bolivariana contra a “violenta ofensiva da direita”.

“De onde veio o Estado Islâmico?”

Na entrevista, divulgada no último dia 11, Dilma disse que a visão que o Ocidente tem sobre a Venezuela é “irresponsável”. E classificou o tratamento da imprensa internacional a respeito do país como “absurdo”. Dilma sugeriu que não há diálogo possível com os opositores de Maduro.

“Eles vão criar o que eles fizeram no Iraque e no Afeganistão aqui na América Latina – um conflito armado. Não ajuda continuar argumentando porque a oposição [da Venezuela] também não é perfeita.”

E então Dilma usou Saddam como “alerta”: “Lembra-se do Saddam Hussein? (...) Você se lembra do que eles fizeram com o Saddam Hussein? Eles o mataram da maneira mais brutal possível. Quando eles fizeram [isso], todos os monstros foram descobertos, abriu-se a caixa de Pandora. De onde veio o Estado Islâmico? Ele veio do fato de que os Estados Unidos pensaram que tinha uma posição democrática lá. E não tinha.”

LEIA TAMBÉM: Na mesma entrevista, Dilma também disse que o Brasil pode ter um ‘Hitler’ na Presidência

“Não vou culpar Maduro”

A ex-presidente do Brasil poupou Maduro na entrevista. E tentou justificar sua posição. “Eu não vou culpar Maduro; há um conflito”, disse Dilma. “Maduro governa a Venezuela em circunstâncias extremas. (...) Eu acho que Hugo Chávez foi um grande líder e teve a sorte de estar no poder durante a era dos altos preços do petróleo. Quando o preço do petróleo começou a cair, não foi apenas a Venezuela que sentiu isso. E a situação começou a se tornar difícil.”

Na entrevista, Dilma também criticou a suspensão da Venezuela do Mercosul por violação da cláusula democrática do bloco e afirmou que o Brasil não tem o direito de criticar o governo de Maduro. “A situação no Brasil não é a mesma que na Venezuela; é um golpe de Estado. Pelo menos eles [Maduro e seus aliados] foram eleitos por meio de votação.”

“Tolice sem sentido”

Coordenador do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP, Alberto Pfeifer afirma que comparar a Venezuela com o Iraque e dizer que o curso dos acontecimentos no Oriente Médio pode se repetir na América Latina é uma “tolice sem sentido”. “É a opinião de uma pessoa pública com escasso conhecimento do assunto”, diz ele. “Qualquer comparação com o Iraque é inválida.” Segundo Pfeifer, a Venezuela é ocidentalizada, e Dilma parece desconhecer as fissuras internas do Islã que explicam o surgimento do Estado Islâmico.

Pfeifer afirma, porém, que a Venezuela já está tecnicamente numa situação que pode ser classificada como uma guerra civil de baixa intensidade e assimétrica. Governo e oposição não dialogam mais e estão em confronto nas ruas. Além disso, um lado, o de Maduro, emprega armas letais contra o outro que não dispõe delas – daí a assimetria no conflito.

Sobre o apoio do PT a Maduro, o professor da USP diz acreditar que se trata da posição de algumas lideranças da sigla e não do partido em si. Para ele, as manifestações públicas de apoio ao governo venezuelano têm dois principais objetivos: obter apoio externo para problemas internos enfrentados pelo PT e manter uma rede de nações aliadas que partilhem de uma agenda externa comum – tal como a oposição ao eixo internacional que defende a expansão do livre mercado, por exemplo.

Autoritarismo e narcotráfico

Alberto Pfeifer afirma ainda que a Venezuela hoje pode ser considerada um regime autoritário com elementos de democracia formal. As liberdades civis estão sendo restringidas e não há liberdade econômica, mas o governo ainda diz que segue a lei. Para ele, a Venezuela está próxima de virar uma ditadura.

O professor da USP também afirma entender que a “caixa de Pandora” venezuelana é bem diferente da citada por Dilma. Segundo ele, o grande risco do caos venezuelano é que antigos grupos guerrilheiros da Colômbia associados ao narcotráfico estão aproveitando a situação para migrar para a Venezuela e estabelecer nela um polo de tráfico de armas e drogas. “E esse é um assunto que afeta diretamente o Brasil”, diz ele, afirmando que o crime organizado brasileiro tem conexões com esses grupos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]