• Carregando...
 | Ricardo Stuckert/Ricardo Stuckert
| Foto: Ricardo Stuckert/Ricardo Stuckert

Em um cenário sem o petista Luiz Inácio Lula da Silva na disputa a Presidência da República, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) lidera as intenções de voto para 2018. Se o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) for o nome petista na campanha do ano que vem, Bolsonaro aparece na pesquisa divulgada nesta segunda-feira (16) pelo Poder 360 com 27% das intenções de voto em uma disputa com o Geraldo Alckmin (PSDB) e com 25% se o nome tucano for João Dória.

Bolsonaro já confirmou que será candidato no ano que vem. O deputado federal vai deixar o PSC, atual partido, para se filiar ao PEN, que deve passar a se chamar Patriota. No cenário em que a disputa ocorre com Alckmin como o candidato tucano, Haddad tem apenas 3% das intenções de voto, o governador de São Paulo tem 9% e os candidatos Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) têm 8% cada. Já se o PSDB lançar Dória candidato, o tucano garante 12% das intenções de voto. Nesse cenário, Ciro teria 9%, Marina 6% e Haddad 5% dos votos.

Cenários com Lula

A situação de Lula para 2018 ainda é incerta devido a pendências judiciais do petista. Ele responde a cinco processos na Justiça por envolvimento nas operações Zelotes e Lava Jato e chegou a ser condenado em primeira instância pelo juiz Sergio Moro a 9 anos de prisão. Se a 8.ª Turma do Tribunal Regional Eleitoral da 4.ª Região (TRF4) confirmar a condenação antes do registro de candidaturas – em agosto do ano que vem – Lula ficaria inelegível na disputa, por causa da Lei Ficha Limpa. Nesse caso, a opção do PT para a disputa seria o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

Caso Lula não se torne inelegível até agosto do ano que vem, deve concorrer as eleições. Nesse caso, lidera todos os cenários da disputa. Ele alcança 32% da preferência dos eleitores quando concorre com Bolsonaro (25%), Alckmin (4%), Ciro (4%) e Marina (3%). Se o candidato tucano for Dória, Lula lidera a pesquisa com 31%. Nesse último cenário, Bolsonaro alcança 18%, o prefeito de São Paulo chega a 12%, Ciro a 6% e Marina a 3% das intenções de voto.

Brancos e nulos

Em uma disputa sem Lula como candidato, o número de votos brancos e nulos aumenta consideravelmente. Passa de 23% para 38%, no cenário pesquisado com Alckmin, ou 36% no cenário com Dória. Em todos os cenários, a parcela de eleitores indecisos varia de 7% a 10%.

Pesquisa

A pesquisa DataPoder360 foi realizada por telefone de 12 a 14 de agosto. Foram feitas 2.088 entrevistas em 197 cidades brasileiras. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]