• Carregando...
 | Reprodução    /    Facebook
| Foto: Reprodução / Facebook

O Facebook está impedindo que seguidores do deputado e presidenciável Jair Bolsonaro (PSC-RJ) enviem convites para amigos curtirem a página. O deputado publicou nesta quarta-feira (17) um vídeo em sua página na qual um seguidor faz o teste e mostra que o Facebook não deixa que sejam enviados convites, mostrando uma mensagem de erro. Para Bolsonaro, o episódio mostra que há “controle da mídia” e “censura” a ele. 

LEIA MAIS: Por que Bolsonaro corre risco de ficar de fora dos debates presidenciais na TV?

“Grande parte de nossa imprensa é de esquerda e está a serviço do socialismo. O controle social da mídia é uma realidade que parece não assustar muita gente. Se me censuram é porque defendo exatamente o oposto: liberdade, menos estado, respeito à família...”, escreveu Bolsonaro em uma publicação, na qual disponibilizou o vídeo de um apoiador. 

Identificado como André Fernandes, o seguidor faz a mesma operação na página do ex-presidente Lula, como teste. “Vamos colocar aqui na página de um esquerdista qualquer... vou botar aqui na página de Lula... Convite enviado. E tem gente que diz que o Foicebook (sic) não tem lado. Tempos atrás proibiram de compartilhar as coisas de Bolsonaro e agora não posso mais nem convidar meus amigos a curtir a página dele. Olha, Foicebook, é melhor já ir se acostumando”, diz o seguidor, que veste uma camiseta com a imagem do rosto do deputado. 

A ferramenta “convidar amigos” é oferecida para páginas comerciais ou fanpages, que não têm limites de curtidas, diferente do que ocorre com perfis pessoais. A página de Bolsonaro tem mais de 5 milhões de seguidores e outras 5 milhões de curtidas e é verificada (pertence ao deputado, tendo sida checada pelo Facebook).

Ao tentar convidar amigos para curtir a página de Bolsonaro, o Facebook informa que “Parece que você está usando esse recurso de forma errada, indo rápido demais. Você foi impedido de usá-lo”. Procurado, o Facebook deu a seguinte explicação: “Quando uma ação é repetida em grande escala, temos sistemas que restringem o uso temporário de determinadas ferramentas por questões de segurança. Vale ressaltar que isso vale para qualquer Página no Facebook.” Mesmo após a resposta, às 13h15 desta quinta-feira, a reportagem verificou que os convites a partir da página do deputado ainda não estavam funcionando.

LEIA MAIS: O “L” de Lula virou revólver na campanha de Bolsonaro

Ao testar o uso da ferramenta “convidar amigos”, é possível evidenciar que há diferenças entre a interface adotada pelo Facebook para as páginas de Bolsonaro e Lula. Enquanto na página do deputado federal os convites precisam ser enviados um a um e sem um texto padrão, na página de Lula a ferramenta aparece com uma interface mais moderna e bonita e com a possibilidade de envio de uma mensagem personalizada. 

Outras páginas de políticos foram testadas (os nomes das últimas pesquisas de intenção de voto) e todos oferecem a ferramenta “convidar amigos” no padrão mais moderno.

Página de Lula e de presidenciável de direita também tiveram problemas

A reportagem testou 15 páginas no formato fanpage, entre 8h e 9h20 desta quinta-feira (18/1). Foram usados diferentes perfis pessoais de jornalistas para realizar os convites para curtidas. A página de Lula, na maioria das vezes, permitiu o convite, mas em algumas situações registrou o mesmo bloqueio de Bolsonaro. O mesmo aconteceu com a fanpage do pré-candidato do Novo, João Amoêdo.

Não foram detectados problemas nas páginas do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, do senador Roberto Requião (PMDB-PR), do Movimento Brasil Livre, da rede de supermercados Walmart, da varejista Riachuelo, além das fanpages dos também pré-candidatos à Presidência Manuela D’Ávila (PCdoB), Marina Silva (Rede), Guilherme Boulos (sem partido), Levi Fidélix (PRTB), Alvaro Dias (Podemos) e José Maria Eymael (PSDC).

* Reportagem atualizada às 13h15 de 18 de janeiro com a inclusão do posicionamento do Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]