• Carregando...
 | Pixabay/Creative Commons
| Foto: Pixabay/Creative Commons

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o candidato à Presidência da República preferido pelos católicos e evangélicos, segundo a última pesquisa do Datafolha, divulgada no início do mês. O ex-presidente lidera disparado nas intenções de votos do grupo de eleitores católicos pesquisados, com porcentuais que variam entre 38% e 41%, dependendo do cenário testado. Em relação aos evangélicos, Lula também é o preferido quando somados os votos dos eleitores de todas as nomeações evangélicas do país. Nesse caso, os porcentuais variam entre 32% e 36%, dependendo dos concorrentes.

A pesquisa considerou as seguintes denominações evangélicas: pentecostal, tradicional e neopentecostal. Também há uma categoria de “outras evangélicas”. O Datafolha entrevistou ainda eleitores espíritas, umbandistas, ateus, agnósticos e de outras religiões.

Bolsonaro é o favorito entre os fiéis de quais religiões?

O segundo colocado geral na pesquisa, deputado Jair Bolsonaro (PSC), só ganha o apoio dos evangélicos com Lula fora da disputa presidencial. Nesse caso, ele tem a preferência em todos os cenários, somando todas as denominações evangélicas.

Entre os católicos, porém, Bolsonaro só lidera em intenções de voto em um dos quatro cenários sem Lula. Nos demais, empata tecnicamente com Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT).

Quem são os preferidos dos espíritas, umbandistas e ateus?

Ainda no cenário sem o ex-presidente, há empate técnico entre candidatos dentre os fiéis das religiões espírita, da umbanda e entre ateus.

As duas únicas exceções são o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que tem a preferência da maioria dos entrevistados que se dizem espíritas em um dos cenários pesquisados, e Bolsonaro, que tem a preferência de quem segue a umbanda como religião no cenário com o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), na disputa.

Entre os agnósticos que não seguem nenhuma religião, Bolsonaro lidera as intenções de voto em três dos quatro cenários testados pelo Datafolha sem Lula na disputa.

Nos cinco cenários pesquisados contendo o nome de Lula, o petista também lidera em intenções de votos entre os umbandistas e agnósticos em todos os cenários. Entre os ateus, há empate técnico entre Lula e mais um candidato nos cinco cenários. O ex-presidente empata com Bolsonaro e Marina Silva, dependendo do cenário pesquisado.

INFOGRÁFICO: Veja os números de como votam os fiéis de cada religião

Conhecimento

Lula também é o candidato mais conhecido entre católicos e evangélicos. Segundo o Datafolha, 100% dos evangélicos do país e 99% dos católicos disseram conhecer o ex-presidente.

Em segundo lugar, o presidente Michel Temer (PMDB) é o candidato mais conhecido entre católicos (95%) e evangélicos (94%).

Marina Silva aparece em terceiro lugar, sendo conhecida por 91% dos evangélicos pesquisados e 89% dos católicos.

Segundo a pesquisa, Bolsonaro é conhecido por 70% dos evangélicos do país e por 66% dos católicos.

SAIBA MAIS: A íntegra da pesquisa do Instituto Datafolha

Rejeição

O candidato mais rejeitado na pesquisa é o presidente Michel Temer (PMDB). Ele é rejeitado por 70% dos católicos e por 71% dos evangélicos ouvidos pelo Datafolha. A maior rejeição a ele, porém, vem dos ateus: 82%.

Lula é mais rejeitado pelos eleitores espíritas e de outras religiões: 59% em cada contra 40% de rejeição entre evangélicos e 36% entre católicos.

Já Bolsonaro tem mais rejeição entre ateus: 52% contra 28% entre católicos e 22% entre evangélicos.

Metodologia da pesquisa

O levantamento foi realizado entre os dias 29 e 30 de novembro de 2017 em 192 municípios brasileiros. Foram ouvidas 2765 pessoas e a margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]