• Carregando...
 | Nelson Almeida/AFP
| Foto: Nelson Almeida/AFP

De olho no eleitorado do pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSC), o prefeito João Doria (PSDB), que também deve disputar as eleições no ano que vem, aproveitou a passagem por Belém, no Pará, onde acompanhou as festividades do Círio de Nazaré, para testar uma nova estratégia que deve pautar a agenda do tucano nos próximos dias. Se distanciar da imagem de “ser um candidato da direita”. Na avaliação de aliados e auxiliares, ele e Bolsonaro disputam um mesmo segmento do eleitorado, que nas últimas eleições apoiou candidatos tucanos.

A estratégia é corroborada pelo cientista político e sócio-diretor do Instituto Análise, Alberto Carlos Almeida, autor do livro A Cabeça do Eleitor. Para ele, Bolsonaro perderá espaço para um candidato moderado de centro-direita tão logo tenha início a corrida eleitoral de 2018.

“Quanto ele vai perder, não sei. Mas quando a campanha começar ele perderá uma fatia importante dos seus votos para um candidato que terá uma agenda similar a dele em vários aspectos. É difícil que ele chegue no segundo turno. Ele está esquentando o lugar de um candidato de centro-direita que se comporte de uma maneira mais equilibrada”, analisa Almeida.

Alfinetadas

No evento em Belém, Doria alfinetou Bolsonaro, que também visitou a capital paraense. Ao passo que o parlamentar prometeu que “todo brasileiro devia ter uma arma”, Doria afirmou: “Não defendo que todo brasileiro tenha arma em casa. Apoio o direito de quem deseja ter arma, desde que tenha habilitação para possuir uma.”

SAIBA MAIS:  Notícias sobre as Eleições 2018

Doria avalia que a oratória inflamada do deputado assusta o mercado. “Os grandes investidores temem discursos radicais que dificultem a retomada dos programas econômicos”, disse ele após participar da procissão do Círio.

A análise do prefeito, feita reservadamente a aliados, é que Bolsonaro avançou sobre o eleitorado do PSDB porque está em campanha aberta, mas esse público, que votou em Fernando Henrique Cardoso ou José Serra no passado não tolera posições radicais. “Sou liberal de centro. Não sou nem direita nem esquerda”, disse a jornalistas, após almoço com empresários na Associação Comercial do Pará.

LEIA TAMBÉM: ‘Barraco’ na internet e queda nas pesquisas: o inferno astral de João Doria

Para Almeida, Doria e Bolsonaro disputam o mesmo eleitor. “O perfil socioeconômico é o mesmo: eleitor de renda média alta. Por isso digo que um candidato que tenha a cabeça no lugar vai tirar voto do Bolsonaro no campo da centro-direita”, comenta.

Antipetismo

Doria tem avaliado internamente que tanto ele quanto Bolsonaro vão disputar votos do antipetismo - caso sua candidatura seja confirmada pelo PSDB ou ele decida sair candidato por outro partido. Por isso, manteve seus ataques ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Agora, porém, Bolsonaro também virou alvo das provocações do prefeito. “Não permitam que extremistas de esquerda e direita se sobreponham à maioria”, disse ele, em Belém.

LEIA TAMBÉM: Sem tempo de TV e sem dinheiro: o que esperar da campanha de Bolsonaro?

Já Bolsonaro evita ataques ao prefeito. Recentemente em sua página no Facebook chegou a fazer elogios ao tucano ao comentar a pesquisa Datafolha, mas alfinetou. “Ele tá até fazendo um bom trabalho enquanto prefeito de São Paulo. Só tem que louvar, né? Agora, tem uma coisa ao meu lado importantíssima: eu tenho o povo.”

Doria e Bolsonaro têm adotado estratégias diferentes em suas viagens pelo Brasil. Os deslocamentos do deputado, sempre em avião de carreira, são precedidos de intensa campanha no local da visita. Em Belém, o deputado Eder Mauro (PSD-PA) espalhou 40 outdoors pela cidade convocando as pessoas para receberem Bolsonaro no aeroporto.

Já Doria viaja em seu avião particular. Um micro-ônibus foi alugado para receber sua comitiva, com pouco mais de dez pessoas. Não havia claque no aeroporto, mas o prefeito atraiu grandes plateias nos eventos. O público mais recorrente, porém, é empresarial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]