• Carregando...
 | Reprodução/Facebook de Lula
| Foto: Reprodução/Facebook de Lula

Apoiadores do ex-presidente Lula (PT) que administram a página dele no Facebook divulgaram neste domingo (22) um vídeo inédito em que o petista explica por que decidiu se entregar à Polícia Federal (PF) para ser preso, no último dia 7. Segundo a postagem, o vídeo foi gravado em São Bernardo do Campo (SP), momentos antes de ele ser preso para ser levado a Curitiba (PR) – onde está encarcerado desde então.

Assista ao vídeo

No vídeo, Lula aparece com os olhos avermelhados e repete muito do que já havia dito antes de ser preso. Diz que “poderia ter fugido” para o Paraguai ou Uruguai, mas que decidiu se entregar para provar sua inocência. Ele também desafiou o juiz Sergio Moro, que o condenou, e o coordenador da força-tarefa da Lava Jato, procurador Deltan Dallagnol, a debater com ele os processos nos quais é acusado. E aproveitou ainda para criticá-los, juntamente com a Rede Globo.

“Eu quero provar que eles estão mentindo a meu respeito. Eles sabem que é mentira. E eles estão quase que serviçais da Globo. A Globo é que dá veracidade às mentiras que eles contam. E eu resolvi enfrentá-los”, diz Lula no vídeo.

LEIA TAMBÉM: Prisão não vai impedir Lula de ser candidato. Mas sua campanha fica quase inviável

Vídeo foi divulgado 15 dias após a prisão de Lula

Lula teve seu pedido de habeas corpus preventivo negado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 4 de abril. Um dia depois, Moro mandou prendê-lo, sob a justificativa de que condenador em segunda instância judicial já podem ser encarcerados. Lula se dirigiu então à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, onde ficou até o dia 7 – quando decidiu se entregar.

O vídeo de Lula foi divulgado 15 dias após sua prisão. Durante esse período, as únicas declarações do ex-presidente foram dadas por meio de advogados e senadores que o visitaram na sede da PF em Curitiba.

O PT e movimentos sociais vêm mantendo uma vigília e um acampamento com atividades diárias para denunciar o que consideram ser a injustiça da prisão do ex-presidente e para não deixar que a detenção de Lula saia do noticiário – o que o vídeo também ajuda a fazer.

Leia a íntegra da declaração que Lula fez no vídeo

“Eu queria dizer ao povo brasileiro que essa decisão minha de aceitar o cumprimento do mandado [de prisão] é pra provar uma coisa nesse país.

Primeiro: que eu não tenho medo das denúncias contra mim porque eu sou inocente e não sei se meus acusadores são inocentes.

Segundo: eu poderia ter fugido. Eu estive na divisa com o Paraguai com o Brasil. Eu estive em Foz do Iguaçu, vizinha do Uruguai [sic] e da Argentina. Poderia ter saído, ido para uma embaixada. Eu não quis fugir porque quem é inocente não corre; enfrenta. E eu quero provar a minha inocência. Se tem político que não tem honra e não se defende, eu tenho muita honra e quero me defender. É por isso que eu estou muito tranquilo.

Vou a Curitiba para saber o que o seu Moro e o Dallagnol querem. Saber se eles estão dispostos a discutir comigo e debater publicamente os processos. Eu quero provar que eles estão mentindo a meu respeito. Eles sabem que é mentira. E eles estão quase que serviçais da Globo. A Globo é que dá veracidade às mentiras que eles contam. E eu resolvi enfrentá-los.

Então é isso. É por isso que eu estou indo agora para Curitiba. E quero pedir muita vontade de lutar para o povo brasileiro. É isso. Eu estou com a consciência tranquila dos inocentes.”

VOLTAR AO TOPO

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]