• Carregando...
 | FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO
| Foto: FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO

Cinco advogados, quatro jornalistas, três engenheiros, dois historiadores, dois economistas, dois filósofos, um professor de educação física e um médico. São essas as formações universitárias que compõem, pelo menos até o momento, o grupo dos pré-candidatos à presidência da República. O que revela a predominância de cursos de Humanas entre os postulantes ao posto mais alto do Executivo nacional.

Os cursos superiores se dividem em Ciências Humanas ou Sociais, Exatas e Biomédicas. As Humanas tratam dos aspectos do ser humano como indivíduo e ser social, e englobam Economia, Administração, Filosofia, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, História, Pedagogia, Contabilidade e a Psicologia e demais disciplinas que direcionem os estudos aos aspectos humanos da vida social. Da lista dos 23 pré-candidatos, apenas três têm formação em Ciências Exatas.

Engenheiros, bacharéis...

Se Luiz Inácio Lula da Silva (PT) for de fato impedido de se candidatar por sua condenação e prisão por lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá, uma das apostas do PT pode ser o ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad. Formado em Direito pela faculdade do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), é mestre em Economia e doutor em Filosofia também pela USP.

Apesar de não ter formação superior, Lula recebeu, em 2012, durante o primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff, cinco títulos de Doutor Honoris Causa – da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), da Universidade Federal Fluminense (UFF), e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Ciro Gomes (PDT) é outro advogado entre os pré-candidatos, formado pela Universidade Federal do Ceará. Conhecido pela verborragia e por episódios de enfrentamento – às vezes físico – com opositores, o pedetista tem ainda um curso de Economia em Harvard, nos Estados Unidos. Tem como colega de profissão José Maria Eymael (PSDC), famoso pelo slogan “um democrata cristão”, que chegou a atuar na área de direito tributário.

Joaquim Barbosa (PSB) é outro de língua afiada que também saiu das fileiras de um curso de Direito. Filho de um pedreiro e de uma faxineira, chegou a desempenhar a mesma profissão da mãe, antes de ser digitador em gráfica e, então, estudante universitário. Formou-se na Universidade de Brasília (UnB), onde assistiu o campus ser invadido por tropas militares comandadas pela ditadura, no dia 6 de julho de 1977, e viu colegas serem presos. Assim como Ciro, protagonizou embates dignos de destaque, sobretudo quando foi ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Michel Temer (MDB) é o 22º presidente advogado do país. Assim como Haddad, também se formou pela USP, com especialização na PUC-SP, onde chegou a ser diretor do curso de pós-graduação. Apesar de figurar entre os pré-candidatos, o próprio presidente já considera a hipótese de abrir mão da candidatura devido às denúncias que envolvem seu nome em um possível caso de lavagem de dinheiro de propina em obras e transações de imóveis.

Turma de exatas

O time de engenheiros é composto por três pré-candidatos. João Amoedo, nome do Novo na corrida presidencial, é formado em Engenharia Civil pela UFRJ e Administração de Empresas pela PUC-RJ. Cristovam Buarque (PPS) se formou Engenheiro Mecânico na Universidade Federal de Pernambuco, com mestrado em Economia na mesma universidade e doutorado em Economia do Desenvolvimento na Sorbonne, na França.

Ex-ministro da Fazenda do governo Temer, Henrique Meirelles (PSD) é engenheiro civil formado na Escola Politécnica da USP, a mesma em que Paulo Maluf estudou. O pré-candidato foi também presidente do Banco Central durante os oito anos de governo Lula, tem ainda MBA em administração pela UFRJ e um título honorário de doutor da Bryant University, nos Estados Unidos.

Economia e jornalismo

O ex-presidente e atual senador Fernando Collor (PTC) é formado em Economia pela UnB, mas também se denomina jornalista, já que em 1973 assumiu o comando da Gazeta de Alagoas, de propriedade de sua família, em Maceió. É colega de profissão do pré-candidato Paulo Rabello de Castro (PSC), presidente do BNDES, economista formado pela UFRJ.

No time dos jornalistas estão Aldo Rebelo (Solidariedade), Manuela D’Ávila (PCdoB), Levy Fidelix (PRTB) e Valéria Monteiro (PMN). Ex-ministro dos Esportes e deputado federal por São Paulo, Rebelo trabalhou como redator, embora sua biografia lembre o período em que foi estudante de direito na Universidade Federal de Alagoas. Manuela é formada pela PUC-RS e também cursou Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sem concluir.

Valéria Monteiro migrou do curso de Ciências Sociais da Unicamp para jornalismo em uma universidade do Rio de Janeiro, e foi a primeira mulher a compor a bancada do Jornal Nacional, da TV Globo. Fidelix também não concluiu o curso de Comunicação Social na Universidade Federal Fluminense (UFF), mas atuou em jornalismo, nos jornais Correio da Manhã e Última Hora, e na publicidade, fundando uma agência, a Staff Publicidade, e trabalhando em outras duas do segmento.

Educação Física, Medicina, História e Filosofia

Jair Bolsonaro, pré-candidato pelo PSL, é capitão da reserva do Exército Brasileiro. Deputado Federal pelo Rio de Janeiro em seu último mandato, formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras, no Rio, cursou a Brigada de Paraquedismo no mesmo estado e se formou no curso de Educação Física do Exército. Já Geraldo Alckmin (PSDB) é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Taubaté, no interior de São Paulo, especializado em anestesiologia.

A ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede) e o senador Alvaro Dias (Podemos) são historiadores. Ela se formou em História pela Universidade Federal do Acre, com especialização em Teoria Psicanalítica pela UnB, e outra em Psicopedagogia na Universidade Católica de Brasília. Alvaro formou-se pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Guilherme Boulos (PSOL) e João Vicente Goulart (PPL) têm em comum o fato de serem filósofos de formação. Pré-candidato e líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Boulos é formado pela USP, com especialização em Psicologia Clínica pela PUC/SP e mestrado em Psiquiatria também pela USP. Já o filho do ex-presidente deposto João Goulart e ex-deputado federal é formado pela PUC-RS e autor, entre outros livros, de Jango e eu, memórias de um exílio sem volta.

Com fortuna calculada em R$ 1,3 bilhão, o empresário Flávio Rocha (PRB) estudou mas não concluiu o curso de Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (FGV). A ele se junta o presidente da Câmara dos Deputados e pré-candidato pelo DEM, Rodrigo Maia, que iniciou mas não concluiu o curso de Economia pela Universidade Candido Mendes, no Rio de Janeiro, embora tenha trabalhado no mercado financeiro antes de iniciar a carreira política. No cadastro de Vera Lúcia (PSTU) no site do TSE também consta a informação “superior incompleto”, sem revelar no entanto qual o curso iniciado pela pré-candidata.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]