• Carregando...
 | Roberto Vinicius/Estadão Conteúdo
| Foto: Roberto Vinicius/Estadão Conteúdo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa neste momento para milhares de militantes na Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre, nesta terça-feira (23). Os manifestantes dizem que já somam 40 mil os presentes. A Brigada Militar disse que não fará cálculo de público. O discurso começou por volta de 19h40.

O petista, cujo recurso contra a condenação na Lava Jato será julgado nesta quarta-feira (24), no TRF-4, chegou ao local da manifestação, pouco depois das 18 horas. Ele subiu no caminhão de som e foi recepcionado pela presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, e a ex-presidente Dilma Rousseff.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o julgamento de Lula no TRF-4

Lula desembarcou em Porto Alegre por volta das 17 horas. Ele foi recebido por deputados petistas e pelo ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra (PT). O avião que trouxe Lula pousou em um hangar do Aeroporto Internacional Salgado Filho destinado a empresas particulares de aviação, sem acesso a jornalistas.

Lula descansou um pouco antes de seguir para o ato público em sua defesa no centro da capital gaúcha. A recepção na cidade é liderada pelo deputado gaúcho Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara dos Deputados, e pelo ex-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República Pepe Vargas.

Leia também: 3 a 0 ou 2 a 1: placar do julgamento de Lula muda tudo na eleição. Entenda por quê

Vários políticos estão concentrados perto do carro de som. Entre os senadores, estão Regina Sousa (PT-PI) e Fátima Bezerra (PT-RN). Entre os deputados, Maria do Rosário (PT-RS), Nelson Pellegrino (PT-BA), Henrique Fontana (PT-RS), e outros.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), também está presente e já discursou em defesa de Lula. “Quem vai ser julgado amanhã não é Lula, é a democracia”, disse. O senador João Capiberibe (PSB-AP) e a deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) também estão no local, além dos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Lídice da Mata (PSB-BA) e Roberto Requião (MDB-PR).

Leia também: Por que Lula foi condenado por Moro no caso do tríplex

Assista ao vivo

Leia também: 5 pontos que Lula questiona na sentença de Moro – e o que diz a Lava Jato

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]