• Carregando...
 | MIGUEL SCHINCARIOL    /    AFP
| Foto: MIGUEL SCHINCARIOL / AFP

 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou acreditar que os Estados Unidos são os responsáveis pelas condenações na Lava Jato, como parte de uma grande conspiração contra ele. Lula concedeu entrevista à Folha de S.Paulo, na qual criticou a operação, disse que não vai pensar em “plano B” para a candidatura do PT até que a justiça o proíba de concorrer e que não vai se matar. 

A suspeita de Lula de que a Lava Jato é uma criação norte-americana é evidenciada pela relação do juiz Sérgio Moro com o país. Segundo a entrevista, “Agora mesmo o Moro está lá [no exterior] para receber um prêmio dessa Câmara de Comércio Brasil-EUA. Ele foi lá para ficar 14 dias. Eu já recebi prêmios. Você vai num dia e volta no mesmo dia”, disse Lula. 

O ex-presidente evitou falar em plano B para seu partido, para as eleições deste ano. “Vamos aguardar, querida. Se eu acreditar que o jogo está definido, o que eu estou fazendo nesse país? Eu quero saber o seguinte: eu, proibido de ser candidato, na rua fazendo campanha, como eles vão ficar? Eles estão me transformando numa vítima desnecessária”, afirmou. 

“Tô me preparando. Levanto todos os dias às 5h da manhã, faço duas horas e meia de ginastica, tomo whey [complexo de proteínas] todo dia para ficar bem forte. E vou levando a vida assim. Eu não tenho essa perspectiva nem de me matar nem de fugir do Brasil. E vou ficar aqui. Aqui eu nasci, aqui é o meu lugar. Eu não tenho medo de nada. Só de trair o povo desse país. É por isso que eu estou aqui, fazendo a minha guerra”, disse. 

Sobre uma “saída por cima” para depois das condenações, Lula pediu que sejam mostradas provas da posse de sítio. “Eu não tenho que encontrar saída. O que vocês da imprensa têm que pedir são provas. Vocês não podem retratar ipsis litteris a mentira da Polícia Federal”, disse. 

Ao ser questionado sobre nomes para o PT numa possível candidatura, Lula disparou contra o pré-candidato Ciro Gomes (PDT). “Eu não ando vendo o que o Ciro tá falando porque ele anda falando demais. O Ciro ou vai para a direita ou não pode brigar com o PT”, disse. 

 “Só tem unanimidade hoje no meio político: as pessoas não querem que o Lula seja candidato. O Temer não quer, o Alckmin não quer, o Ciro não quer. Eles pensam: “ele [Lula] vai para o segundo turno e pode até ganhar no primeiro. Se ele não for candidato, em vez de uma vaga no segundo turno, podemos disputar duas”. Aumenta a chance de todo mundo”, afirmou o ex-presidente. 

Sobreo presidente Michel Temer, Lula afirma que o preside sofreu uma tentativa de “golpe” pela TV Globo. Segundo o ex-presidente, o objetivo da emissora ao patrocinar o suposto “golpe”, seria derrubar Temer para que Rodrigo Maia (presidente da Câmara dos Deputados) assumisse a presidência e o ex-procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, tivesse um terceiro mandato na PGR]. 

Ele evitou responder perguntas sobre a reforma do sítio em Atibaia (São Paulo). Ao ser questionado se a relação com as empreiteiras teria passado do ponto, ele respondeu: “Eu vou esperar o juiz (perguntar). Porque se eu responder para você, o Moro vai fazer outras. Aí, quer discutir a questão da ética, vamos discutir. É um outro processo. Eu quero saber onde eles vão chegar. Eu quero saber o limite da mentira”. 

Em uma entrevista longa, Lula ainda diz ser contra um boicote às eleições e greve de fome e que vai brigar para disputa-las. Diz ainda crer que a disputa deverá ser outra vez entre tucanos e PT nas urnas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]