• Carregando...
 | Itamar Aguiar/AFP
| Foto: Itamar Aguiar/AFP

Depois da passagem tumultuada por Bagé, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seguiu para Santana do Livramento, cidade gaúcha na fronteira com o Uruguai, nesta segunda-feira (19), primeiro dia da caravana pela Região Sul do Brasil. O petista participou de um evento público na Praça Internacional, onde se encontrou com os ex-presidentes do Uruguai Pepe Mujica e do Equador Rafael Correa. Ainda dividiram o palco a ex-presidente Dilma Rousseff e os ex-governadores do Rio Grande do Sul Tarso Genro e Olívio Dutra.

Lula disse que não queria falar sobre seus processos na Justiça e que poderia “dar um pulo” no país vizinho, o que não faria, em tom de ironia aos detratores que o acusam de que pode fugir do Brasil para escapar da prisão. “Estou sendo ameaçado de prisão. Estou aqui na fronteira, poderia dar um pulinho ali no Uruguai, mas não vou. Sabe por quê? Porque estou tranquilo com minha inocência e quem terá de sair do país um dia são eles”, brincou. A frase foi reproduzida em sua conta no Twitter.

O petista levou um puxão de orelha do ex-presidente uruguaio, que disse ser necessário fortalecer os partidos. “As mudanças não podem se respaldar em uma figura só”, afirmou. O ex-presidente do Uruguai pregou a união da esquerda. Segundo ele, “sem unidade não há poder”. “Sorte que têm Lula. Mas, na luta, não terão Lula eternamente”. “Temos que aprender em toda a América Latina que sem unidade não há poder.”

Leia também: Gilmar Mendes nega habeas corpus coletivo contra prisão em 2ª instância

Falta de luz interrompe Mujica

O uruguaio disse ainda que os partidos de esquerda têm que cuidar enormemente da conduta dos que os representam. “Se pregamos por igualdade temos que viver como o povo e não como uma minoria privilegiada”, disse ele, antes de seu discurso ser interrompido por uma queda de luz.

A atividade foi suspensa por dez minutos devido à falta de luz que atingiu a praça. Ao assumir o microfone, Lula recorreu ao seu mantra: de que tem 72 anos de idade; energia de 30 e tesão de 20. “Se me deixarem, se for possível, e até quando o partido quiser, serei candidato a presidente”.

Leia também: Lula volta a denunciar influência dos EUA na Lava Jato. E quem acredita?

Lula disse ter se inspirado no exemplo de Mujica em muitas coisas, como a força ideológica e a honradez. Afirmou ainda que seu problema é pequeno em comparação ao enfrentado por brasileiros. Correa discordou: “uma injustiça que se comete contra um homem se comete contra a humanidade”.

A caravana do ex-presidente segue, nesta terça-feira (20), para Santa Maria. Na cidade, o petista se encontra com reitores e diretores da Universidade Federal de Santa Maria e realiza mais um ato político.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]