• Carregando...
Manifestação a favor do voto nulo: Ibope revela que os que pretendem  votar em branco ou nulo na eleição presidencial “empatam” com oi eleitorado de Lula. | Roberto Custódio/Gazeta do Povo/Arquivo
Manifestação a favor do voto nulo: Ibope revela que os que pretendem votar em branco ou nulo na eleição presidencial “empatam” com oi eleitorado de Lula.| Foto: Roberto Custódio/Gazeta do Povo/Arquivo

Nem Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tampouco Jair Bolsonaro (PSC). A maior “força” da política brasileira hoje são os indecisos, os desinteressados e os insatisfeitos, que “lideram” o Ibope divulgado no domingo (29). A pesquisa – que colocou o ex-presidente petista na liderança da disputa pelo Planalto com Bolsonaro consolidado em segundo – traz um dado que revela a rejeição da população aos políticos: mais da metade dos eleitores (56%) não sabe quem escolher ou pretende anular ou votar em branco em 2018.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes de pré-candidatos ao entrevistado e ele diz o que passa em sua cabeça, o porcentual de eleitores que disseram não saber em quem votar ou que não responderam chega a 30%. Os que disseram que vão anular ou votar em branco são 26% – mesmo porcentual dos que citam Lula. Bem atrás, com 9%, aparece Bolsonaro. Os demais candidatos chegam a no máximo 2%.

LEIA TAMBÉM: O que esperar de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro

O elevado porcentual de pessoas que dizem não saber em quem votar pode indicar duas situações, que não são necessariamente excludentes: a um ano da eleição, há muita gente desinteressada ou desinformada sobre a disputa presidencial; e/ou existe uma alta indecisão, pois os pré-candidatos não convenceram essa parcela do eleitorado a optar por um nome.

Já aqueles que dizem que anularão o voto ou que vão votar em branco demonstram insatisfação com os nomes que estão postos.

FIQUE POR DENTRO: Quem é o superatleta e ex-banqueiro que quer ser o candidato dos liberais em 2018

Na estimulada, só Lula “vence” indecisos, desinteressados e insatisfeitos

O número de indecisos, desinteressados e insatisfeitos com a política diminui na pesquisa estimulada – quando são apresentados nomes de pré-candidatos aos entrevistados. Ainda assim, o porcentual é alto, variando de 22% (19% de brancos e nulos e 3% dos que não sabem em quem votar) a 36% (28% de brancos e nulos e 6% que não sabem em quem votar) – dependendo do cenário.

Na estimulada, apenas Lula “vence” os indecisos, desinteressados e insatisfeitos, com porcentuais que variam de 35% a 36%. Nos cenários em que o petista aparece como candidato, há menos indecisos, desinteressados e insatisfeitos, em torno de 22%, 23%.

Bolsonaro e a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva (Rede) têm os melhores desempenhos nos cenários sem Lula na disputa: ambos ficam empatados com 15% e 18% nas duas simulações sem o petista. Mas nenhum dos dois supera o porcentual daqueles que não querem escolher ninguém ou que ainda não sabem o que fazer com seu voto.

SAIBA MAIS: Onde está Marina? Presidenciável “some” em meio a uma crise interna na Rede

Metodologia

A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 18 e 22 de outubro. Foram ouvidos 2.002 brasileiros maiores de 16 anos em 143 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% – o que significa que, se a pesquisa for realizada 100 vezes com a mesma metodologia, em 95 os resultados vão estar dentro da margem de erro.

CONTEÚDO EXTRA: Quer ter acesso à integra da pesquisa Ibope? Acesse aqui

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]