• Carregando...
PF autorizou visita da senadora Gleisi Hoffmann e do ex-governador Jaques Wagner  a Lula nesta quinta-feira (3). | Albari Rosa/Gazeta do Povo
PF autorizou visita da senadora Gleisi Hoffmann e do ex-governador Jaques Wagner a Lula nesta quinta-feira (3).| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, visitaram na tarde desta quinta-feira (3) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. A entrada dos petistas foi autorizada pela PF, mas em momentos separados.

A juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara de Execuções Penais de Curitiba, deixou a cargo da Polícia Federal decidir sobre novas visitas ao ex-presidente. Sendo assim, a PF vai permitir a entrada semanal de até duas pessoas de fora da família, que poderão ter contato com o petista por até uma hora.

Com isso, Lula deve passar a receber a visita de amigos e aliados políticos às quintas-feiras, dia que até então era destinado apenas aos familiares de primeiro grau. Os nomes dos visitantes deverão ser informados com antecedência pelos advogados de defesa, após o petista dar o seu aval.

Leia também: Depois do clima de Curitiba, Lula reclama da programaçao da TV aberta

A visita de Gleisi e Wagner aconteceu dois dias depois das declarações polêmicas do ex-governador, que aventou a possibilidade de o PT aceitar ser vice de Ciro Gomes (PDT) e ainda defendeu a inclusão de Joaquim Barbosa (PSB), o algoz do PT no caso do mensalão, no diálogo com os demais partidos de esquerda.

Questionado por jornalistas após a visita sobre a alternativa citada por ele, Wagner desconversou. “Ele [Lula] sabe desde a primeira hora. Eu disse que vou com ele até o final de linha. Se acontecer a interdição [da candidatura] dele, aí a gente vai discutir lá na frente”, disse.

Ao seu lado durante a entrevista, Gleisi afirmou: “O Ciro não é pauta do PT nem dessa conversa”, em referência ao encontro ocorrido instantes antes com o ex-presidente.

Preocupações

Segundo Gleisi, cada um esteve com Lula nesta quinta-feira por cerca de 45 minutos. A senadora voltou a dizer que o ex-presidente está preocupado com a situação do país, que teria manifestado preocupação, entre outros indicadores econômicos, com o índice de desemprego. Segundo a pesquisa Pnad Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice chegou a 12,6% no trimestre encerrado em fevereiro de 2018, algo em torno de 13,1 milhões de brasileiros desempregados.

“O presidente Lula está nesse pique, antenado com a situação do Brasil. Não desliga nem um pouco, sabe o que está acontecendo, sabe do desemprego, dos problemas da economia e, mais do que isso, sabe como resolver, porque já esteve lá e resolveu. Então isso o motiva muito”, afirmou.

Após a conversa com a imprensa, Gleisi e Wagner se dirigiram ao local onde estão os manifestantes que integram a vigília pela liberdade de Lula, a poucos metros da entrada da superintendência da PF. Lá, a senadora voltou a afirmar que o PT fará o registro da candidatura de Lula no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 15 de agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]