• Carregando...
 | Ricardo Stuckert/Fotos Públicas
| Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começa no dia 19 mais uma caravana regional em sua pré-campanha à Presidência da República. Desta vez, o petista vai passar por uma das regiões mais “anti-Lula” do país: a Região Sul. A caravana pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná vai durar quase dez dias e chega a se confundir com um “tour MST”.

A maior parte das cidades do Sul por onde Lula vai passar tem um asentamento ou acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). No Paraná, por exemplo, uma das cidades escolhidas pare receber o petista é Quedas do Iguaçu, uma região de conflitos históricos entre o MST e a empresa madeireira Araupel.

Ainda no Paraná – último estado a ser visitado por Lula durante a caravana –, o petista vai passar por Francisco Beltrão, Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Foz do Iguaçu e Curitiba. Em Santa Catarina, a caravana vai passar por São Miguel do Oeste, Chapecó, Nova Erechim e Florianópolis.

A caravana começa em terras gaúchas, com Lula passando pelas cidades de Bagé e Santana do Livramento. Ainda no estado, o petista também participará de atos em Santa Maria, São Borja (onde visitará o mausoléu de Getúlio Vargas), São Miguel das Missões, Cruz Alta, Palmeira das Missões, Ronda Alta, Pontão, Passo Fundo e Porto Alegre.

A agenda no Rio Grande do Sul inclui compromissos em universidades – a caravana chegou a ser adiada para se adequar ao calendário estudantil – e uma conversa pública com o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, em Santana do Livramento, já na segunda-feira (19). A reportagem da Gazeta do Povo não teve retorno do diretório estadual sobre a agenda detalhada do ex-presidente em Santa Catarina. No Paraná, a agenda ainda não foi definida, segundo o diretório.

Apoio ao PT

Na maior parte das cidades, o apoio ao PT nas últimas eleições presidenciais, em 2014, foi alto. Em quase todas elas – com exceção das capitais –, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) obteve pelo menos cerca de 40% dos votos no segundo turno da última eleição. Em oito delas, a petista teve mais votos que o tucano Aécio Neves, que terminou em segundo lugar na disputa.

Ponto final

O ponto final da caravana será em Curitiba, no dia 28 de março. A cidade abriga a força-tarefa da operação Lava Jato e sede da vara federal comandada pelo juiz Sergio Moro, que condenou Lula no processo do tríplex no Guarujá (SP) e é responsável por outros dois processos envolvendo o ex-presidente. No final do ano passado, Lula já havia dito que faria de Curitiba um dos pontos de parada da caravana em um tom provocativo à equipe da Lava Jato .

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]