• Carregando...
 | Marcos Oliveira/Agência Senado
| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

De festa de criança a lançamento de dirigível; de formatura de sargentos e paraquedistas a festa do Peão Boiadeiro; de sindicalistas a empresários. Desde que alçou a condição de presidenciável competitivo, o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) recebe os mais variados tipos de convites. Ele vai em lutas do tipo UFC e a jogos do Flamengo.

Sua assessoria registra 165 pedidos e agendas em 2017. Quase metade, 78 deles, no Sudeste. Destes, 38 no estado de São Paulo. Mas há solicitações de presença do deputado em atos do Acre ao Rio Grande do Sul.

Alguns desses encontros o deputado registra em suas redes sociais. Impressiona a festa de aniversário de um menino, Pedro, que completou 13 anos. Bolsonaro foi o motivo da festa (assista ao vídeo da festa aqui). Não foi Mickey, Pateta nem um super-herói ou algum astro da atualidade. Havia fotos de Bolsonaro espalhadas na festinha, o bolo era uma referência a ele e o aniversariante usava uma camiseta com uma foto do deputado, com os dizeres: “Bolsonaro, é melhor ir se acostumando”.

LEIA MAIS:Notícias sobre Jair Bolsonaro

No último fim de semana, ele esteve na Festa do Peão Boiadeiro, em Barretos, no interior paulista. O de sempre: dezenas de selfies, gravações de mensagens para amigos dos presentes e até transmissão de vídeos pelas redes sociais. Vestiu-se a caráter e andou a cavalo. Postou uma imagem de um trote que deu, com o fundo musical da novela “Ana Raio e Zé Trovão”, da extinta Rede Manchete e que tratava da vida no campo.

Bolsonaro recebeu convite até para lançamento de dirigível, que ocorreu em julho, em São Carlos (SP). Um representante da empresa Airship do Brasil esteve pessoalmente no seu gabinete para convidá-lo. Trata-se do primeiro modelo desse tipo tripulado fabricado na América Latina – o deputado acabou não indo ao evento. De olho nas eleições de 2018, muitos deputados “colam” em Bolsonaro e o convidam para atos e eventos em suas bases eleitorais.

LEIA MAIS: Foto com Inês Brasil: a nova polêmica de Bolsonaro

Com tanta “demanda”, Bolsonaro anda seletivo e prioriza eventos onde esteja o maior número possível de potenciais eleitores. O parlamentar tem uma predileção por formaturas de aspirantes a oficiais, que geralmente têm turmas grandes, que variam de 150 a 300 formandos, além de seus inúmeros familiares. E vai também a escolas, como uma onde alunos gritaram seu nome em um vídeo que ganhou as redes e gerou polêmica.

“Não é verdade que esteja doutrinando quem quer que seja”, disse Bolsonaro a Gazeta do Povo. Em plena campanha presidencial, o deputado é recebido por pequenas multidões nos aeroportos. Alguns artistas, caso da dupla Pepê e Nenê, e jogadores de futebol, como Felipe Melo, já gravaram mensagens de apoio ao parlamentar. Mas nem sempre a recepção ocorre como o esperado. De vez em quando, um manifestante opositor atira ovo no pré-candidato. Ofício indigesto da política.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]