• Carregando...
 | Reprodução/ Facebook
| Foto: Reprodução/ Facebook

Um estande de tiro que funciona em um shopping de Londrina, no Norte do Paraná, causou polêmica ao usar caricaturas dos ex-presidentes petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff como alvo para armas de ar comprimido. O caso foi denunciado pela deputada federal Jandira Feghalli (PC do B-RJ), que compartilhou as imagens no Facebook. A empresa diz que tudo não passou de uma “brincadeira” e que retirou as imagens, inclusive uma do atual presidente Michel Temer.

O Diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade emitiu uma nota de repúdio – “com imensa indignação” – contra a atitude da empresa Warshot Airsoft. “Lamentamos a atitude da empresa que é irresponsável, desumana e de apologia à barbárie, principalmente por permitir que crianças estejam expostas a tal violência, mesmo que simbólica. Atirar em representação de pessoas não pode ser um esporte”, diz a legenda no comunicado.

O partido lembra que a “brincadeira” do estande de tiros ocorre depois de um ataque a tiros real contra o acampamento de apoiadores do ex-presidente Lula, em Curitiba, que deixou duas pessoas feridas, no fim de abril. E cita ainda os disparos de arma de fogo feitos contra a caravana do petista no Oeste do Paraná, em março, e o vandalismo praticado por um delegado da Polícia Federal contra o equipamento de som dos militantes que davam ‘bom dia’ a Lula na sexta-feira (4).

“O país vive um momento de polarização política que potencializou o alastramento de ideais fascistas em nossa sociedade. Muitas pessoas desejam o mal para outras pelo simples fato de discordarem politicamente, sem considerar o pacto democrático e nossa Constituição Federal”.

Leia também: Na cadeia, Lula diz que é ‘candidatíssimo’ e manda recado por Leonardo Boff

E continua: “o momento político pede serenidade, entendemos que a incitação do ódio à representantes do PT, camufladas em uma atividade de lazer, são um verdadeiro desserviço para o espírito e a liberdade democrática.”

Ao portal BondeNews, a proprietária da empresa disse que não tem ligação com partidos ou correntes políticas e negou que o intuito da brincadeira fosse atacar Lula e Dilma. A empresária contou que tem também alvos com caricaturas dos presidentes americano, Donald Trump, e norte coreano Kim Jong-un, por exemplo.

Pedindo para não ser identificada porque estaria recebendo ameaças, ela afirmou que copiou a ideia de colocar charges nos alvos de um concorrente e que são os próprios clientes que escolhem as figuras contra as quais preferem disparar. Mas, diante da repercussão negativa, elas foram retiradas. O estabelecimento cobra R$ 25 por uma sessão de 100 tiros. Não há restrição de idade para a prática. Por isso é possível ver um garoto na foto compartilha pela deputada.

Leia a nota do PT de Londrina na íntegra:

“O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Londrina repudia veementemente, com imensa indignação, a atitude da empresa Warshot Airsoft.

Essa empresa que está presente em dois shoppings da cidade oferece atividade de lazer, que consiste em tiro ao alvo. No caso, como alvo estariam sendo utilizadas dois representantes de nosso partido, os ex-presidentes da república Luís Inácio Lula da Silva, que encontra-se preso injustamente, condenado em um processo sem provas, e Dilma Rousseff, deposta através de um impeachment sem crime de responsabilidade.

Lamentamos a atitude da empresa que é irresponsável, desumana e de apologia à barbárie, principalmente por permitir que crianças estejam expostas a tal violência, mesmo que simbólica. Atirar em representação de pessoas não pode ser um esporte.

O país vive um momento de polarização política que potencializou o alastramento de ideais fascistas em nossa sociedade. Muitas pessoas desejam o mal para outras pelo simples fato de discordarem politicamente, sem considerar o pacto democrático e nossa Constituição Federal.

Não podemos deixar de evidenciar o levante absurdo de ódio, que encontramos desde o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, o desrespeito com a sua imagem, utilizada num contexto de apelo sexual. Também apontamos o ódio que clamou pela morte de Dona Marisa Letícia, o desrespeito com a morte e o sofrimento do outro, de uma família. Elencamos também os tiros na caravana de Lula quando passou pelo Paraná; os tiros no acampamento em Curitiba que aconteceram na semana passada e atingiram no pescoço um de nossos militantes; também a audácia do delegado da Policia Federal que atacou em plena luz do dia a vigília Lula Livre.

O momento político pede serenidade, entendemos que a incitação do ódio à representantes do PT, camufladas em uma atividade de lazer, são um verdadeiro desserviço para o espírito e a liberdade democrática.

Reiteramos nossa indignação diante de tal fato e denunciamos o interesse criminoso por trás de tal ação.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]