• Carregando...
Terminal de ônibus vazio na greve geral de 28 de abril: trabalhadores terão menos dificuldade de comparecer ao trabalho em 30 de junho. | Antônio More/Gazeta do Povo
Terminal de ônibus vazio na greve geral de 28 de abril: trabalhadores terão menos dificuldade de comparecer ao trabalho em 30 de junho.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

O que era para ser “greve geral” virou “dia de paralisação nacional”. Declarações de centrais sindicais indicam que a mobilização marcada para a próxima sexta-feira (30) não chegará perto da realizada em 28 de abril – quando, pelas contas dos organizadores, 40 milhões de pessoas deixaram de trabalhar.

A nota conjunta assinada por nove centrais na sexta-feira (23), após uma reunião para debater o “calendário de luta”, fala em “parar o Brasil”. Mas não usa a expressão greve geral.

Centrais recomendam que, na medida de suas possibilidades, os trabalhadores cruzem os braços por meia hora, uma hora ou até o dia todo, em seus locais de trabalho e regiões com aglomerações de fábricas, por exemplo. Ou seja, sem necessariamente se reunir em grandes atos nas regiões centrais das principais cidades.

Promessa de dinheiro para sindicatos enfraquece greve de sexta-feira

Leia a matéria completa

Há pelo menos três razões para a expectativa de uma adesão mais baixa em 30 de junho, com manifestações difusas e paralisações pontuais. A primeira é que categorias importantes, como os motoristas de ônibus e ferroviários de São Paulo, já avisaram que não vão aderir.

Embora os metroviários paulistanos prometam parar o dia todo, a tendência é de que a população da maior cidade do país – e também de outras capitais onde o transporte coletivo vai parar apenas parcialmente, como Curitiba – tenha menos dificuldade em comparecer ao trabalho que no dia 28 de abril.

A segunda razão é que a reforma da Previdência, a mais temida pelos trabalhadores, parece ter ido para a geladeira e não representa um risco iminente. A terceira razão, não menos importante, é que as centrais sindicais estão divididas sobre o enfrentamento ao governo Temer.

Racha nas centrais

A CUT, que é historicamente ligada ao PT e se recusa a dialogar com o Planalto, assinou a nota conjunta das centrais, mas em seus comunicados individuais mantém o discurso de greve geral. A central divulgou nesta segunda-feira (26) resoluções em que convoca as bases “para mais uma demonstração de força da classe trabalhadora contra a reforma trabalhista proposta pelo governo ilegítimo e golpista de Michel Temer”.

Mas, mesmo sendo a maior central do país, com 30,4% dos trabalhadores sindicalizados, a CUT não conseguirá sozinha fazer uma greve geral. Organizações como a UGT e a Força Sindical – respectivamente a segunda e a terceira maiores centrais, com 11,3% e 10% dos sindicalizados – não cultivam a ambição de igualar ou superar o 28 de abril.

“Na greve geral de abril, a Justiça acabou impondo multas pesadas a algumas categorias, como os motoristas de São Paulo. A própria categoria ficou com medo de repetir e levar mais uma multa. O que as centrais resolveram? Fazer paralisações pontuais”, explica Paulo Rossi, presidente da seção paranaense da UGT.

A ideia, segundo o sindicalista, é mostrar para os trabalhadores o que eles vão perder com a reforma trabalhista e previdenciária e “cobrar uma posição política muito clara dos parlamentares” com ações nos aeroportos e em Brasília.

A Força Sindical, cuja direção nacional apoiou abertamente o impeachment de Dilma Rousseff e a posse de Temer, considera importante manifestar a contrariedade com as reformas. Mas avalia que greve geral é um trunfo a ser guardado para momento mais propício.

“A gente pressiona, faz mobilização, para negociar alguma coisa. A gente não faz greve por fazer. E a gente negocia com todo mundo, não interessa se o governo que está aí é o Michel Temer, o Lula, a Dilma. Temos que negociar com quem está no poder e no comando”, diz João Carlos Gonçalves, o “Juruna”, secretário-geral da Força Sindical.

A Força tem conversado com o governo e espera que uma medida provisória (MP) de Temer volte a permitir a cobrança de contribuição assistencial de não sindicalizados, que foi proibida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Há rumores de que o governo possa garantir, também via MP, a continuidade do imposto sindical obrigatório, principal fonte de financiamento de boa parte dos sindicatos, que será eliminado caso a reforma trabalhista seja aprovada. Mas, segundo Juruna, a central trabalha para eliminar esse item da reforma, sem depender de uma MP posterior.

“Entre hoje (27) e amanhã (28) vamos ao Senado conversar com o presidente da Casa, com os senadores, fazer um corpo a corpo. Para tentar convencê-los a modificar a reforma”, explica.

Ao contrário da Força e da maioria das centrais, a CUT é favorável à extinção do imposto sindical. Por isso, uma eventual concessão do Planalto nesse aspecto não deve sensibilizar a entidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]