• Carregando...
Ex-presidente Dilma Rousseff pode desembarcar em Curitiba nesta quarta-feira (10) para prestar solidariedade a Lula. | Itamar Aguiar/Estadão Conteúdo
Ex-presidente Dilma Rousseff pode desembarcar em Curitiba nesta quarta-feira (10) para prestar solidariedade a Lula.| Foto: Itamar Aguiar/Estadão Conteúdo

Uma comitiva de integrantes do PT e de movimentos sociais vai desembarcar em Curitiba entre terça-feira (9) e quarta-feira (10) para acompanhar o depoimento que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestará ao juiz Sergio Moro. Até a ex-presidente Dilma Rousseff é esperada na cidade. Lula é réu em processo por corrupção passiva e lavagem de dinheiro por ter supostamente recebido benesses da empreiteira OAS na compra e reforma de um apartamento tríplex no Guarujá (SP).

Vários deputados da bancada do PT na Câmara já confirmaram presença. “Mais da metade da bancada deve ir”, ressaltou o líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini (PT-SP). O partido tem 58 parlamentares na Casa. Representantes da bancada petista no Senado também já confirmaram presença nas manifestações na capital paranaense. Segundo lista da liderança da bancada, dos nove integrantes apenas dois não confirmaram desembarque em Curitiba, até o momento.

Em razão da presença da maioria dos integrantes da cúpula do PT nos atos, integrantes da Executiva Nacional da legenda agendaram reunião para esta terça-feira que deverá ocorrer na sede do partido na capital paranaense. “Será a última reunião antes do Congresso do partido em que será escolhido o novo presidente. No encontro devemos tratar também da atual conjuntura”, ressaltou Zarattini. A senadora paranaense Gleisi Hoffman é uma das candidatas à direção da Executiva Nacional no lugar de Rui Falcão.

Dilma vem ou não vem

A ex-presidente Dilma Rousseff deve reforçar a comitiva petista que virá a Curitiba. A informação teria sido confirmado pelo setor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp), que monitora a movimentação dos grupos que organizam os atos de apoio a Lula em Curitiba.

Segundo fonte que participou de uma reunião na Sesp na tarde desta segunda-feira (8), Dilma viria para a capital paranaense em um voo comercial da companhia aérea Azul, com desembarque previsto às 10 horas no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. A ex-presidente teria solicitado desembarque prioritário e feito reserva em um hotel localizado nas proximidades do aeroporto, ainda segundo a mesma fonte.Oficialmente, a assessoria da Sesp não confirma a informação.

Procurada pela Gazeta do Povo, o movimento Frente Brasil Popular, que organiza os atos de apoio ao ex-presidente, também confirmou se Dilma virá mesmo prestar solidariedade a Lula e participar de um grande ato que está sendo programado para a Praça Santos Andrade, no fim da tarde de quarta-feira. Disse, porém, que não seria uma surpresa se ela viesse. Dilma reside em Porto Alegre desde o ano passado, quando teve o mandato presidencial cassado pelo processo de impeachment.

A expectativa dos organizadores dos atos em Curitiba é de que ao menos 10 mil militantes compareçam aos eventos – uma preocupação a mais para as forças de segurança pública. “Acredito que não haverá enfrentamentos. Vai muita gente e isso normalmente acontece quando há um grupo pequeno de manifestantes”, disse o deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

Mesmo assim, os militantes prometem fazer pressão contra a força-tarefa da Lava Jato e a Justiça Federal. “Em realidade, a força-tarefa que comanda a Lava Jato tem demonstrado claramente que já tem opinião formada contra Lula e que agora só depende de encontrar provas contra ele”, diz Gleisi em artigo publicado nesta segunda-feira (8). A petista está entre os citados nas delações realizadas por integrantes da Odebrecht no âmbito das investigações da Lava Jato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]