• Carregando...
 | EVARISTO SA/AFP
| Foto: EVARISTO SA/AFP

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse nesta quarta (19) em Washington que vai analisar as mudanças de cargos feitas pelo governo para garantir votos na Câmara contra a denúncia sobre o presidente Michel Temer se houver “desvio de finalidade”.

“Se é um jogo político, isso faz parte do jogo político. Agora, se houver um desvio de finalidade, nós vamos analisar para ver o que se passa e em que extensão se passa”, disse Janot ao ser questionado sobre reportagem do jornal Folha de S.Paulo mostrando que o governo já começou a promover as primeiras trocas de cargos.

Segundo a publicação da Folha, o Diário Oficial da União (DOU) da quarta-feira (19) traz três nomeações de indicados por apoiadores de Temer e uma exoneração que seria uma punição à deputada Renata Abreu (Podemos-SP), que votou contra Temer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na semana passada.

Questionado sobre o que seria desvio de finalidade, Janot, no evento na Universidade George Mason, disse que não iria “antecipar juízo de valor” sobre uma questão que possa ir para a sua apreciação.

Janot é autor da denúncia de corrupção passiva apresentada contra Temer com base na delação premiada do empresário Joesley Batista, da JBS. A sessão para começar a apreciar a denúncia no plenário da Câmara está marcada para o dia 2 de agosto. São necessários 342 votos entre os 513 deputados para aprovação da denúncia.

Na quarta, também em Washington, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, disse que o governo tem uma “base sólida de 252 deputados”. “Quem tem que produzir 342 é a oposição. É preciso mudar a equação”, disse. “Não é o governo que tem que prover o quórum. Para ele basta um terço e ele tem mais de um terço.”

Em sua palestra na universidade, no fim do dia, Janot explicou todo o processo da Lava Jato e enfatizou a importância da colaboração internacional para a operação. Segundo o procurador-geral, foi um desafio para “o país do jeitinho” conquistar a confiança dos outros países para fazer cooperação jurídica. “Tivemos que olhar nos olhos das pessoas e dizer ‘confie que vou cumprir’. Tivemos que investir nessa questão da confiança.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]