• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a taxa básica de juros, a Selic, de 7% para 6,75% ao ano – a menor taxa da história no que deve ser a última queda dos juros no atual ciclo de cortes.

O atual ciclo de queda da Selic começou em outubro de 2016, quando a taxa caiu de 14,25% ao ano para 14% ao ano. A expectativa do mercado era a de que o BC interromperia a redução dos juros, o que foi confirmado na nota divulgada pelo Copom.

LEIA TAMBÉM: Que fim levou o projeto que pretendia acabar com supersalários no serviço público?

“A evolução do cenário básico, em linha com o esperado, e o estágio do ciclo de flexibilização tornaram adequada a redução da taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual nesta reunião. Para a próxima reunião, caso o cenário básico evolua conforme esperado, o Comitê vê, neste momento, como mais adequada a interrupção do processo de flexibilização monetária”, explicou o Copom em nota.

Para o Banco Central, a atual taxa de juros é compatível com a convergência da inflação para o centro da meta de 4,5% neste ano e 4,25% no ano que vem. Segundo o Copom, a taxa está neste momento no lado “estimulativo” e que deve encerrar o ano em 6,75% ao ano. Para o ano que vem, a expectativa do comitê é que chegue a 8% ao ano, voltando a um patamar “neutro”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]