• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu reduzir a taxa básica de juros, a Selic, em 1 ponto percentual. A decisão foi comunicada no fim da tarde desta quarta-feira (26) e fez com que a taxa passasse de 10,25% ao ano para 9,25% ao ano.

Esta foi a sétima redução seguida da taxa de juros, em um processo que vem acompanhando a queda da inflação. Nos 12 meses até junho deste ano, a inflação medida pelo IPCA ficou em 3% e neste momento o mercado espera que haja pouca pressão de alta. A projeção para o acumulado em 2017 é de 3,33%, já com influência da alta dos preços dos combustíveis provocada pela elevação do PIS/Cofins.

O Banco Central persegue uma meta de 4,5% neste ano, com uma margem de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, e usa a taxa de juros para influenciar o comportamento da inflação. Com os preços em queda, é natural que ele reduza os juros.

No comunicado da decisão, o Copom observa que houve uma queda na confiança na economia, mas que o cenário para a inflação permanece favorável. “Até o momento, os efeitos de curto prazo do aumento de incerteza quanto ao ritmo de implementação de reformas e ajustes na economia não se mostram inflacionários nem desinflacionários”, diz o documento.

O BC continua insistindo que a extensão do corte de juros nos próximos meses vai depender da conclusão das reformas, que levariam a uma queda na taxa de juros estrutural, ou seja, aquela necessária para manter os preços estáveis. O comunicado deixa em aberto a possibilidade de redução no ritmo da redução dos juros, que depende da manutenção do cenário de redução da inflação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]