• Carregando...
Fiel escudeiro de Temer, Marun cuidará da articulação política com o Congresso. | LULA MARQUES/AGPT
Fiel escudeiro de Temer, Marun cuidará da articulação política com o Congresso.| Foto: LULA MARQUES/AGPT

O presidente Michel Temer convidou neste sábado (9) o deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS), líder da tropa de choque governista no Congresso, para assumir a Secretaria de Governo da presidência.

Ele será o responsável pela articulação política do governo com o Congresso em meio à tentativa de Temer de aprovar a reforma da Previdência.

A posse está marcada para a tarde de quinta-feira (14). Segundo nota do Planalto, Temer pediu ao atual titular da pasta, Antônio Imbassahy (PSDB-BA) que permaneça na função até a transmissão oficial do cargo.

A troca já era esperada desde novembro. Temer chegou a bater o martelo, mas depois voltou atrás.

Imbassahy pediu demissão na sexta (9). Em carta enviada ao presidente, disse que foi um grande desafio atuar na função em um período de radicalização pós-impeachment, com uma grande fragmentação partidária, “em meio a enormes dificuldades econômicas e fiscais”.

“Agora precisamos novamente do apoio do Congresso para avançar com a reforma da Previdência, garantindo sustentabilidade ao sistema em benefício das próximas gerações”, escreveu o ex-ministro, que reassumirá seu mandato de deputado federal.

Com a saída dele, restarão dois ministros tucanos no governo – que já chegou a ter quatro integrantes do PSDB no primeiro escalão.

O titular das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, permanecerá no posto. A ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, deve deixar o cargo nos próximos dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]