• Carregando...
José Trajano, Lula, Juca Kfouri e José Trajano durante programa transmitido pelo Facebook | Reprodução/Facebook
José Trajano, Lula, Juca Kfouri e José Trajano durante programa transmitido pelo Facebook| Foto: Reprodução/Facebook

O ex-presidente Lula afirmou nesta quinta-feira (20) que, após a “perseguição” que está sofrendo e diante da situação brasileira, tem a “obsessão” por voltar à Presidência. “Agora tenho obsessão de voltar”, afirmou. Lula usou uma citação do ex-deputado Ulysses Guimarães para justificar o desejo de retornar ao Planalto: “A política e afrodisíaca”, disse. “A gente entra para não mais sair. E eu tenho com o que contribuir. Esse país não merece estar passando pelo que está passando.”

As declarações de Lula foram dadas em entrevista ao vivo transmitida, no Facebook, no programa “Na sala do Zé”, com os jornalistas esportivos José Trajano, Antero Greco e Juca Kfouri. Na conversa, o ex-presidente ainda reconheceu erros do PT e da ex-presidente Dilma Rousseff, criticou a Lava Jato e isentou os governos do PT dos problemas que levaram a Copa do Mundo e a Olimpíada do Rio a não deixarem o legado prometido .

O problema é a campanha

Questionado se o PT ia fazer uma autocrítica e sobre quais foram os erros de seu partido, Lula disse: “O PT errou ao aceitar o jogo de fazer campanha nos mesmos moldes que os outros partidos faziam”. Mas afirmou que a legenda não cometeu nem 10% do que dizem que fez. O ex-presidente não explicou o que seriam esses erros de campanha. Tampouco foi questionado para esclarecê-los.

Ele também não admitiu a existência de corrupção em seu governo. Pelo contrário: disse que na gestão do PT a Petrobras, que está no centro do escândalo desvendado pela Lava Jato, se transformou numa das maiores petrolíferas do planeta. Afirmou ainda que investiu no combate a corrupção.

A Lava Jato, por outro lado, foi alvo de críticas do ex-presidente. Apesar de admitir que o combate à corrupção é algo bom para o país, Lula disse que a operação está destruindo a economia brasileira, sobretudo as empresas de engenharia. E insinuou que essa “destruição” teria sido orquestrada “a serviço não sei de quem”.

Lula reclamou da imprensa e da forma como a operação atua: “A Lava Jato montou um esquema de comunicação porque eles têm de transformar mentira em verdades. O juiz [Sergio Moro], por exemplo, está mais preocupado com a opinião pública”. Segundo ele, o objetivo da operação é “prejudicar o Lula”. Ele afirmou que o que está sendo julgado é o jeito do PT de governar o país.

O ex-presidente disse ainda que a direita vem disseminando o ódio no país. Mas que a esquerda não faz isso. “A esquerda é mais cordial para atacar o adversário. A direita, não.”

Dilma

Lula também reconheceu que a ex-presidente Dilma Rousseff cometeu erros. “A política não estava no cotidiano dela. Às vezes eu acho que a Dilma pensava que uma conversa [com políticos] era perda de tempo. Eu dizia que era preciso conversar com os deputados, mas ela tinha essa dificuldade.” Por causa disso, segundo Lula, a rejeição a Dilma era quase que total no Congresso às vésperas do impeachment.

Lula também disse que teria adotado medidas diferentes das de Dilma para enfrentar a crise. Segundo o ex-presidente, ela apostou no corte de gastos. Ele afirmou teria acabado com as desonerações de impostos para aumentar a arrecadação. E disse que, se estivesse na Presidência, iria sacar dinheiro das reservas do país para investir em infraestrutura. Mas Lula isentou a ex-presidente da responsabilidade pelo desemprego no país. Segundo ele, Dilma foi prejudicada pelo então presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que não deixava que os projetos do governo para tirar o país da crise fossem votados e aprovados.

Olimpíada e Copa

Lula também tirou a responsabilidade de seu governo e da gestão Dilma sobre os erros e a corrupção envolvendo a Copa e a Olimpíada. Disse que o discurso inicial de quem organizou a Copa (trata-se da CBF) era de que só haveria dinheiro privado. E culpou os governadores por quererem construir estádios padrão Fifa em locais sem tradição no futebol (ou seja, sem possibilidade de uso sustentável posteriormente). Segundo ele, o ideal seria uma Copa com 8 arenas e não 12, como ocorreu. “Acontece que não pediram nossa opinião.” Lula disse que o governo só se comprometeu a dar para os estados de R$ 400 milhões como empréstimo.

Ele ainda afirmou que queria que o estádio de São Paulo na Copa fosse o Morumbi. E falou que não teve participação na escolha da arena de seu time do coração, o Corinthians. O estádio foi construído pela Odebrecht. Sobre o fato de a manutenção das novas arenas ser dispendiosa e ter levado o preço do ingresso a ficar caro para os pobres, Lula também disse não ter responsabilidade: “Não é culpa do país. É dos dirigentes do futebol”.

O ex-presidente afirmou ainda ter orgulho de ter ajudado a trazer a Olimpíada para o Brasil. Disse que há um legado olímpico: “O Rio está com uma cara mais bonita”. Reconheceu, porém, que os equipamentos esportivos precisam ser melhor aproveitados. “Tem de ter autoridade, governo, para fazer isso.”

Leia mais: Moro marca novo depoimento de Lula: saiba como será

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]