• Carregando...
Conhecida por sua retórica populista, Lula  deve participar de ato na Praça Santos Andrade: está, pelo menos, é a expectativa. | Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Conhecida por sua retórica populista, Lula deve participar de ato na Praça Santos Andrade: está, pelo menos, é a expectativa.| Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve chegar em Curitiba apenas na quarta-feira (10), mesmo dia do depoimento que prestará ao juiz Sergio Moro. Sem uma agenda oficialmente divulgada, não há confirmações de como será o dia do líder petista na cidade. A expectativa maior é se ele irá ou não comparecer em algum dos atos programados por movimentos sociais na capital paranaense.

Inicialmente a programação oficial divulgada pela Frente Brasil Popular, principal organizadora dos eventos de apoio ao ex-presidente, previa a presença dele e outras personalidades do partido na Praça Santos Andrade, às 18 horas. Mas, segundo informou a assessoria de imprensa do grupo, não há nenhuma confirmação por parte de Lula. De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Lula, o ex-presidente deverá comparecer apenas ao depoimento e não há confirmação de participação de nenhum outro ato ou evento na cidade. Há apenas uma possibilidade, segundo o movimento Frente Brasil Popular, a depender do desejo do próprio Lula.

Invasão petista: deputados, senadores e até Dilma devem formar comitiva de apoio a Lula

Leia a matéria completa

Mas parece difícil acreditar que o ex-presidente deixe passar a chance de transformar o depoimento ao juiz Moro em um evento político-partidário – Lula já se colocou como pré-candidato ao Palácio do Planalto em 2018. Uma das estratégias de defesa dele no processo em que é réu por lavagem de dinheiro e corrupção passiva no caso do tríplex do Guarujá (SP) é justamente propagar a tese de que é alvo de uma perseguição política.

Dono de uma retórica populista desde os tempos das greve de metalúrgicos no ABC paulista, no final dos anos 1970, o líder petista deve aproveitar para subir no palanque e discursar para uma claque previamente preparada para aplaudi-lo com entusiasmo ao gritos de “Lula, guerreiro, do povo brasileiro”.

Um fato que colabora para se acreditar em uma fala do ex-presidente é o que ocorreu no ano passado, quando ele foi conduzido coercitivamente para depor no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Lula compareceu, após prestar depoimento, à sede do PT na cidade, onde concedeu uma entrevista coletiva e depois na quadra dos Sindicatos dos Bancários para falar aos seus.

Portanto, ainda que não exista nenhuma confirmação oficial, se repetir o comportamento que teve durante o primeiro depoimento, é de se esperar que em algum momento o petista faça um discurso para os seus apoiadores. “Jogando contra” uma possível fala de Lula na cidade, além da informação dada pelas assessorias, há a incerteza sobre quanto tempo deve durar o depoimento ao juiz Sergio Moro, que pode se estender bem além da programação oficial da Frente Brasil Popular. O interrogatório está marcado para começar às 14 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]