• Carregando...
Manuela D’ Avila se destacou no movimento estudantil no Rio Grande do Sul. | Divulgação/Facebook
Manuela D’ Avila se destacou no movimento estudantil no Rio Grande do Sul.| Foto: Divulgação/Facebook

O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) lançou neste domingo (5) a deputada estadual Manuela D’Avila (RS) como pré-candidata do partido à presidência da República.

Ligada aos movimentos estudantis, em 1999 Manuela filiou-se à União da Juventude Socialista (UJS). Também foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).

A hoje deputada estadual no Rio Grande do Sul começou bem cedo na política partidária. Ingressou em 2001 no PCdoB e, em 2004, com 23 anos de idade, foi eleita a mais jovem vereadora de Porto Alegre.

Da Câmara Municipal, ela deu um salto para Brasília. Em 2010, teve mais de 400 mil votos, o que representou 8,06% dos sufrágios. Foi líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, indicada três vezes pelo Diap como uma das 100 “Cabeças” do Congresso e cinco vezes ao Prêmio Congresso em Foco, que premia os melhores parlamentares do Brasil. Na Câmara Federal, Manuela foi autora da Lei do Estágio e relatora do Vale-Cultura e do Estatuto da Juventude, presidiu a Comissão de Direitos Humanos e foi coordenadora da bancada gaúcha.

Em nota, o PCdoB diz que a pré-candidatura de Manuela “tem como algumas de suas linhas programáticas mais gerais a retomada do crescimento econômico e da industrialização; a defesa e ampliação dos direitos do povo, tão atacados pelo atual governo; a reforma do Estado, de forma a torna-lo mais democrático e capaz de induzir o desenvolvimento com distribuição de renda e valorização do trabalho”.

Em sua conta no Twitter, a presidente do PT e senadora pelo Paraná, Gleisi Hoffmann, elogiou a indicação de Manuela. “Grande quadro político, grande mulher! Ali na frente nos encontraremos Manu!”, escreveu a petista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]