• Carregando...
Outdoor do Pastelão do Maluf: uma homenagem inusitada ao político preso por corrupção. | Evandro Éboli/Gazeta do Povo
Outdoor do Pastelão do Maluf: uma homenagem inusitada ao político preso por corrupção.| Foto: Evandro Éboli/Gazeta do Povo

Quem circula pelas rodovias que dão acesso à turística Campos do Jordão (SP) depara com enormes outdoors com a propaganda do "Pastelão do Maluf". No anúncio, vai uma foto do controverso ex-governador Paulo Maluf, hoje preso na Papuda, em Brasília, segurando um pastel de 32 centímetros, com sorriso estampado no rosto. 

Essa história começou em 2005. Maluf foi visitar o Pastelão dos Artistas, naquela cidade, se tornou amigo e ídolo dos proprietários e autorizou o uso de seu nome e imagem ao estabelecimento, rebatizado então para Pastelão do Maluf. 

LEIA TAMBÉM: Maluf ainda não entregou imóvel funcional, três meses após ser preso

De lá para cá, essa parceria acumulou histórias. Em 2013, a pastelaria foi investigada pelo Ministério Público por suposta apologia ao crime por ser Maluf uma "figura política que corporifica um dos maiores ícones da improbidade administrativa da história recente do país". O caso não foi para a frente. A Justiça entendeu se tratar de uma "artimanha comercial" apenas. 

O dono do Pastelão do Maluf, José Arimatéia Duarte, conhecido por Mazu, à época e em defesa do amigo político, disse que até Jesus foi perseguido e que o ex-governador é um bode expiatório. Mazu disse que nada pagou a Maluf pelo uso do nome e que se tratou de uma homenagem. 

Em seu site oficial, o pastel batizado com o nome de Maluf é citado como o mais vendido, entre as mais de 30 variedades. O político empresta o nome a três tipos: Maluf 1, de carne com ovos; Maluf 2, que leva carne com ovos e mussarela; e Maluf 3, de carne, ovo e bacon. Nenhum leva condimentos árabes, origem do ex-governador. Na temporada de inverno, a pastelaria fica aberta 24 horas e são fritos mais de mil unidades da iguaria por dia. 

Além de Maluf, o ex-apresentador Cid Moreira, do Jornal Nacional, batiza um dos pastéis, assim como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Nas contas do proprietários, cerca de 150 personalidades, entre os quais artistas, já experimentaram seu pastel. 

Mesmo depois de preso, em dezembro de 2017, Maluf continua sendo a atração da pastelaria que leva seu nome. Numa postagem em fevereiro deste ano, o site da Pastelão do Maluf diz que ele é o campeão de audiência. O mais vendido. 

Nas redes sociais do estabelecimento há muitas citações à situação atual de Maluf, do tipo: "manda uns pastéis lá para a Papuda", escreveu um visitante do facebook da pastelaria. 

Procurados, os responsáveis pela pastelaria não deram resposta ao pedido de entrevista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]