• Carregando...
Rodrigo Janot e Raquel Dodge: discussão sobre proposta para limitar a cessão de procuradores para a La Jato. | Antonio Cruz/Agência Brasil
Rodrigo Janot e Raquel Dodge: discussão sobre proposta para limitar a cessão de procuradores para a La Jato.| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Escolhida pelo presidente Michel Temer (PMDB) para chefiar a Procuradoria-Geral da República (PGR), Raquel Dodge envolveu-se recentemente numa polêmica envolvendo a Lava Jato e travou uma discussão ríspida com o atual procurador-geral, Rodrigo Janot. A subprocuradora Raquel Dodge é vista no Ministério Público Federal (MPF) como opositora do grupo de Janot.

O embate entre Raquel e Janot ocorreu em 24 de abril, durante reunião do Conselho Superior do Ministério Público. Ela havia apresentado uma proposta de resolução para limitar em 10% o número de procuradores de cada estado que poderia ser cedido a operações especiais – como a Lava Jato. Segundo a subprocuradora, a ideia é que as unidades do MPF não ficassem desfalcadas para poder desempenhar outras atividades importantes.

LEIA TAMBÉM: PF faz autocrítica e reconhece que foco em ações anticorrupção enfraqueceu o combate ao tráfico de drogas

O procurador-geral criticou a proposta de Raquel Dodge, afirmando que a resolução iria afetar a operação que investiga o petrolão. E a discussão começou. Confira como foi:

O bate-boca

Janot – Esse discurso de que [a proposta de limitar a cessão de procuradores] não vai afetar a Lava Jato é um discurso que tem de ser recebido com muita ponderação. Porque, na verdade, a não ser aqueles que participam da investigação, ninguém conhece a complexidade, o alcance e a dimensão do que representa essa investigação.

(...)

Raquel – Estou apenas querendo dizer que tomei o cuidado de examinar qual seria o impacto examinando, não exatamente quantas, mas quais as pessoas que integram, qual a sua lotação, visto que essa resolução regulamenta o percentual considerando a lotação dessas pessoas.

Janot – Mas a pergunta sobre impacto não foi feita, quero deixar isso bem claro.

Raquel – Foi feita, especificamente. (...) Consultei tanto o coordenador da força-tarefa da Lava aqui na PGR, o promotor de Justiça Sérgio Bruno...

Janot – A senhora não consultou o procurador-geral? Que é o coordenador-geral da força-tarefa da Lava Jato?

Raquel – Eu estive no seu gabinete duas vezes...

Janot – Estranho, estranho

Raquel – Não, não... Eu tentei consultar...

Janot – Eu estou disponível, conselheira.

Raquel – Então eu não tive o retorno de seu chefe de gabinete, o dr. Eduardo Pelella.... Porque estive lá várias vezes pedindo essa reunião.

Janot – O grupo de trabalho da Lava Jato perante o Supremo [Tribunal Federal] é sob a minha coordenação.

Raquel – É verdade, senhor procurador-geral. Eu nem estou limitando isso...

LEIA MAIS: Temer teve encontro “secreto” com Gilmar Mendes na véspera da indicação de Raquel Dodge

Resolução adiada

Após a discussão, uma proposta contemporizadora foi apresentada: o limite de cessão de 10% seria mantido, mas apenas para as forças-tarefas constituídas a partir de janeiro do ano que vem – preservando operações como a Lava Jato. Essa proposta teve o apoio de oito dos dez conselheiros do MPF. Mas a resolução não foi aprovada em definitivo porque Janot pediu vista e adiou a decisão final.

SAIBA MAIS: O Jornal da Globo gravou imagens da discussão entre Raquel Dodge e Rodrigo Janot. Acesse o link, selecione a reportagem e veja como foi

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]