• Carregando...
 | /
| Foto: /

Em pesquisa de intenção de voto realizada pelo DataPoder360, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) empata tecnicamente com o ex-presidente Lula em uma disputa à Presidência da República. A pesquisa, que foi feita antes da condenação de Lula pelo juiz Sérgio Moro no dia 12/07, mostra crescimento de 7 pontos percentuais de Bolsonaro desde a última pesquisa, com 21% das intenções de voto, contra 26% das intenções para Lula. Em um segundo cenário, quando o prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), é incluído, Bolsonaro encosta em Lula, ficando com 21% contra 23% do petista.

Lula lidera em todos os cenários. No primeiro cenário, que inclui o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), Bolsonaro é o único a apresentar crescimento fora da margem de erro. Nesse cenário, Lula aparece com 26% das intenções, com queda de um ponto ante pesquisa de junho. Bolsonaro tem 21%, crescimento de 7 pontos. Alckmin tem 10% das intenções, seguido por Marina Silva (Rede), com 6% e Ciro Gomes (PDT) com 5%. Brancos e nulos são 27% e 7% não sabem ou não responderam.

Efeito Dória

Dória pode ser um complicador para Lula e reduz sua intenção de voto. Em um cenário que apresenta Dória como possível candidato, Lula mostra o pior desempenho da série histórica da pesquisa, iniciada em abril. Lula cai quatro pontos, para 23%.

Bolsonaro fica com 21% das intenções de voto, seguido por Dória (13%). Marina também acelerou seis pontos nesse cenário, ficando com 12% das intenções. Ciro fica com 4%, caindo dois pontos percentuais.

No cenário com Dória também cai a parcela de brancos e nulos (22%) e indecisos (5%).

Partidos com rejeição maior

A figura do candidato não-político também pode ser mais valorizada na próxima eleição. A pesquisa mostra que cresce a rejeição aos partidos políticos, cenário que favorece os “outsiders”. A rejeição ao PSDB chegou a 51%, um aumento de 4 pontos percentuais em relação a junho. Somente 6% votariam “com certeza” em um tucano, mesmo patamar da pesquisa de junho.

Já os candidatos do PT são rejeitados por 56% dos entrevistados, um aumento de 6 pontos percentuais na comparação com junho. Porém, o eleitor fiel ao PT é mais de 3 vezes maior do que o tucano: 20% dos entrevistados votariam “com certeza” em um candidato petista.

A pesquisa DataPoder360 foi realizada nos dias 9 e 10 de julho de 2017. Foram entrevistadas 2.178 pessoas com 16 anos de idade ou mais, em 203 municípios. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa é feita por telefone, por sistema eletrônico no qual as pessoas respondem apertando as teclas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]