• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Um mês após ser eleita presidente nacional do PT, a senadora paranaense Gleisi Hoffmann assumiu a liderança do ranking dos maiores influenciadores políticos do Brasil nas redes sociais. O ranking mostra os políticos que têm mais seguidores e maior engajamento no Facebook, além das postagens mais populares. Na semana do dia 26 de junho a 2 de julho, Gleisi atingiu um escore de 13,01, conforme cálculo da Gazeta do Povo que mede o engajamento dos seguidores (quanto mais alto o escore, mais engajados os seguidores).

Nos últimos sete dias, a senadora publicou 88 vezes no Facebook, alcançando um engajamento médio de 7.735 – o índice representa a média de interações por postagem. Ao todo, Gleisi tem 883.387 seguidores no Facebook e 217.275 no Twitter.

Os números são inferiores ao do segundo colocado do ranking, o deputado Jair Bolsonaro, do PSC. Ele tem 4.401.468 de seguidores no Facebook e 469.674 no Twitter. No entanto, Bolsonaro perdeu para Gleisi na interação por postagem, com escore de 11,24 no período analisado.

O ranking dos influenciadores políticos é uma ferramenta lançada pela Gazeta do Povo, que funciona como um termômetro para ver quem está estimulando o debate político no Brasil, já de olho nas eleições de 2018.

De acordo com o cientista político e professor da PUC-PR, Luiz Domingos, as redes sociais se tornaram importantes para as campanhas eleitorais. “A última revolução semelhante que tivemos na política, da grandeza como acontece no Facebook e no Twitter, foi nos anos 50 com o surgimento da televisão, quando os partidos passaram a ficar em segundo plano e criou-se uma relação direta entre políticos e eleitores”.

Segundo Domingos, as redes sociais não decidem uma eleição, pois o acesso à internet no Brasil ainda não é democrático. Porém, Facebook e Twitter despontam como importantes medidores das oscilações e tendências da opinião pública.

O cientista político também apontou alguns fatores para justificar o aumento de interações no Facebook de Gleisi. “Principalmente porque ela se tornou presidente nacional do PT. Além disso, pesquisas recentes apontam que o fato de o PT ter saído do centro da Lava Jato ajudou o partido a retomar uma linha ideológica e conquistar novos admiradores. Ir para a oposição fez bem à imagem do PT”, disse.

Ainda completam o topo do ranking entre os dias 26 de junho e 2 de julho: o senador Lindbergh Farias (PT), que aparece na 3ª colocação, o deputado Marco Feliciano (PSC), em 4º, e o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), em 5º lugar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]