• Carregando...
 | Miguel Schincariol/AFP
| Foto: Miguel Schincariol/AFP

O setor elétrico está neste momento na porta de uma máquina do tempo, de volta ao ano de 2013, durante o governo petista de Dilma Rousseff. Retornar ao passado, neste caso, significaria mais uma vez represar investimentos, manter insegurança jurídica e privilegiar os arranjos políticos em um ano eleitoral.

A derrubada da medida provisória (MP) 814, na terça-feira (22), que tratava da privatização da Eletrobras e de suas distribuidoras, é a principal prova disso. A matéria precisaria ser aprovada antes do dia 1º de junho na Câmara e no Senado para não perder validade, mas discordâncias em relação ao texto do relator Júlio Lopes (PP-RJ) fizeram o presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) anunciar que deixará a MP caducar. A decisão tornou incerto o futuro da reforma do setor elétrico no Congresso.

“Meu temor: entra um novo governo, com novas composições. O que vai acontecer? Vai começar do zero”, indaga Mário Menel, presidente do Fórum das Associações do Setor Elétrico (FASE), organizador do 15º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase).

Leia também: Acuada por greve, Petrobras anuncia redução no preço do diesel por 15 dias

O retrocesso que o congelamento do setor elétrico no estágio atual traria para a população não é trivial. Energia elétrica é a base para o desenvolvimento e crescimento da economia do país. As entidades do setor elétrico que participaram do maior evento setorial nesta quarta-feira (23), no Rio de Janeiro, estão preocupadas com essa incerteza.

Sem a reforma do setor (que foi debatida desde 2016 amplamente na Consulta Pública 33, feita pelo Ministério de Minas e Energia) faltará base legal para o futuro, mantendo o setor estacionado, sem olhar para pontos como abertura de mercado, geração distribuída, geração por fontes renováveis e modernas, separação dos custos dentro da conta de luz e redução dos subsídios. A equipe de técnicos que chegou com o governo Michel Temer não terá conseguido entregar nada.

Sem a reforma do setor elétrico, técnicos do setor avaliam que a conta de luz pode subir acima da inflação. Para 76% dos participantes do evento, sem a reforma do marco legal, a energia elétrica deve subir acima da inflação, segundo pesquisa realizada pelo grupo Canal Energia durante o Enase.

“O Brasil precisa desesperadamente de um avanço, desenvolvimento. E para isso precisamos de energia, investimento. A minha esperança era criar um ambiente amigável para investimentos. Hoje o investidor está retraído. Ou ele tem uma enorme curva de aversão ao risco, ou ele é mais prudente, e eles estão aguardando”, disse Menel.

Entre a política e os problemas

A queda da MP 814 mostra a dificuldade de se depender do Congresso, em ano eleitoral, para resolver problemas urgentes. Inicialmente, o texto tratava de problemas das distribuidoras da Eletrobras. Mas quase 30 pontos a mais foram incluídos na comissão especial que tratou do tema, criando novos benefícios, fundo milionário para demitidos das distribuidoras, aumento do preço da energia da usina de Angra 3, e até projeto que tirava dinheiro do fundo do pré-sal para saúde e educação para construir gasodutos. Tantas concessões levaram a MP a ser derrubada pelo presidente da Câmara.

Leia também: Falta de alimentos e alta de preços: 6 impactos da greve que parou o Brasil

Pressões políticas e divergências atrapalharam a definição para pendências bilionárias das distribuidoras de energia elétrica da Eletrobras, um dos principais pontos da MP. Sem isso, caminha-se para a liquidação de algumas dessas empresas. Neste tema também fica clara a divisão entre o time pró-mercado/pró-consumidor, contra o time que prefere levar as coisas como estão durante o ano eleitoral, sem tocar na privatização das distribuidoras. Sem solução para o rombo da distribuidora Amazonas Energia, já há quem defenda a liquidação da empresa.

“Caminhamos para a liquidação. O Congresso foi absolutamente irresponsável. A relatoria da MP exagerou. Mas essa é uma solução de longo prazo, que precisaria ser decidida pelo Poder Executivo. Este é um jogo político. O acionista da Eletrobras já decidiu, pela liquidação”, afirmou a economista Elena Landau, ex-conselheira da Eletrobras e uma das palestrantes do evento.

Em outro lado, os representantes das empresas demonstram preocupação sobre quais são as outras possibilidades que se costuram em Brasília, para evitar a liquidação da empresa, pior cenário para credores e até mesmo funcionários das distribuidoras. Em ano eleitoral, o Congresso e o Poder Executivo podem preferir atender a pleitos políticos para manter as distribuidoras sobrevivendo em uma espécie de UTI, com custos cobertos pelos consumidores de todo o país, como está desde 2016, quando a Eletrobras devolveu a concessão dessas seis empresas.

Risco hidrológico

Outro tema urgente que demandará uma solução-esparadrapo é a solução do risco hidrológico, uma dívida que já chega a R$ 7 bilhões e trava pagamentos a geradores e caiu junto com a medida provisória.

As associações agora pensam como farão para que isso seja resolvido. Uma ideia é limpar a MP, que ainda tem mais duas semanas de validade, deixando apenas a solução do risco hidrológico, e apressando sua votação. As entidades depositam suas esperanças por essa solução sobre o ex-ministro de Minas e Energia, o deputado Fernando Coelho Filho (DEM-PE), que poderia levar a ideia ao Congresso e a Rodrigo Maia.

Mas preocupam as entidades a sinalização do que será o futuro do setor, na CP 33. Mário Menel afirma ainda ter esperança de que o tema seja conduzido em projeto de lei no Congresso, junto com o tema da portabilidade da conta de luz, com relatoria do deputado Fábio Garcia (DEM-MS).

Mas aqui também há uma divisão entre o que pensa o governo e o que quer o setor: enquanto as entidades querem que a proposta debatida na consulta seja levada integralmente, pela interligação e interdependência entre os assuntos, há dentro do governo uma ala que defende o fatiamento das propostas, transformando em decretos ou resoluções, que não dependem do Congresso.

“Esse plano, de tentar colocar via decreto ou regulamentação, não sei exatamente qual é, o que ele está pretendendo. Provavelmente é um plano B, para destravar o mercado. A lei te dá uma segurança maior. Você tem um foro maior para debater que é o Congresso, para você externar sua posição. O Poder Executivo é mais restrito porque depende de ele querer ou não, ele pode querer canetar. Isso traz uma certa insegurança para os investidores ou para quem está militando no setor e já fez investimentos”, disse Menel.

Representando o ministro Moreira Franco, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Reive Barros, afirmou na abertura do evento que se estudam “aspectos infralegais” que possam ser feitas para tocar a reforma do setor elétrico sem depender totalmente do Congresso.

O governo Temer entrou na sua reta final e o setor teme ver que foram perdidos os últimos dois anos, com a reforma da Eletrobras ameaçada e riscos de a reforma do setor elétrico ser fatiada ou esquecida, e de que a política chegue em uma concertação para empurrar com a barriga o problema das distribuidoras da Eletrobras, em um Congresso preocupado com eleição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]