• Carregando...
 | Jonas Pereira/Agência Senado
| Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

Os 44 senadores que livraram o senador Aécio Neves (PSDB-MG) do afastamento do mandato e do recolhimento noturno imposto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) foram ‘punidos’ no Ranking dos Políticos. O site funciona desde 2015 como ferramenta para medir a qualidade do trabalho de deputados federais e senadores. A última versão, que traz a classificação do melhor para o pior, foi atualizada nesta sexta-feira (20) e reduziu em 30 pontos o desempenho de cada parlamentar pró-Aécio.

Dentre eles, o mais bem colocado está apenas em 30º lugar, o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), com 142 pontos. O ranking é liderado no momento pela senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), com 224 pontos. Na sequência do “top 5” aparecem o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), com 219 pontos, o senador Lasier Martins (PSD-RS), 204, o deputado Daniel Coelho (PSDB-MG), 199, e o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), 197.

Ana Amélia, Martins e Caiado votaram contra Aécio.

O Ranking dos Políticos é mantido por dois empresários de São Paulo e é uma iniciativa apartidária e sem fins lucrativos. A classificação utiliza dados públicos para pontuar deputados e senadores, de acordo com os seguintes critérios: gastos da verba de gabinete, assiduidade, fidelidade partidária, número de processos judiciais e voto em decisões importantes, como o episódio do senador tucano e a denúncia contra o presidente Michel Temer, que tramita na Câmara dos Deputados.

“Sabemos que existe uma enorme quantidade de corruptos e incompetentes na política brasileira”, afirma Renato Dias, diretor do ranking. “A boa notícia é que todos eles dependem de votos para permanecerem no Congresso. Quando o eleitor tem as informações sobre o desempenho de cada senador e deputado, podendo compará-los entre si, fica mais fácil votar de modo consciente, evitando que os maus políticos permaneçam no poder.”

Quem financia

O site não aceita doações nem recebe qualquer tipo de patrocínio ou recursos externos, nem de pessoas físicas nem de instituições.

Todos os dados apresentados no Ranking dos Políticos são de origem oficial pública, sendo a maioria deles vindos diretamente do site do Congresso Nacional. Cada ponto ganho ou tirado está documentado, com a origem da informação e a fonte, de modo que qualquer pessoa possa conferir. O objetivo do site é de apenas buscar informações sobre o desempenho dos políticos e concentrá-las, de modo organizado, numa única página da internet.

Além da pontuação referente às informações públicas, o Ranking dos Políticos classifica o parlamentar de acordo com sua “qualidade legislativa”. Desse modo, o valor de cada lei votada é definido por um Conselho de Avaliação de Leis, levando em conta os critérios de combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]