• Carregando...
O ex-presidente Lula discursa ao lado do coordenador do MTST Guilherme Boulos. | Reprodução/Facebook
O ex-presidente Lula discursa ao lado do coordenador do MTST Guilherme Boulos.| Foto: Reprodução/Facebook

O ex-presidente Lula disse na tarde deste sábado (21) que vai doar ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) o apartamento vizinho ao dele, em São Bernardo do Campo (SP), caso a Justiça prove que o imóvel lhe pertence.

Lula discursou para milhares de pessoas num palanque montado numa megainvasão de São Bernardo do Campo. Estava acompanhado de Guilherme Boulos, coordenador do MTST, e da senadora paranaense Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT.

Cerca de 6,5 mil famílias invadiram o terreno em setembro. Elas estão morando em barracos feitos com ripas de madeira e plástico. Lula elogiou a atitude das famílias, que chamou de ocupantes.

LEIA TAMBÉM:Imagens impressionantes revelam dimensão de invasão de sem-teto

“Esse terreno não tava aqui para cumprir função social, nem para construir um hospital popular, nem para fazer creche. Isso aqui é terreno de especulador que quer ganhar dinheiro à custa da especulação, e vocês fizeram bem em ocupar esse terreno”, disse Lula, muito aplaudido.

No discurso, Lula disse que as denúncias contra ele foram inventadas por adversários que não conseguem derrotá-lo. E afirmou que já provou sua inocência.

“Entraram na minha casa, na casa dos meus quatro filhos, revistaram gaveta por gaveta, até a tampa do fogão abriram para ver se tinha dólar escondido. Eles não encontraram nada e não tiveram vergonha na cara de pedir desculpas ao povo brasileiro pelo que fizeram. Se essa gente está acostumada a lidar com políticos que roubam, eles que se virem”, disse. “Quem nasceu no Nordeste brasileiro e não morreu de fome até os cinco anos de idade não tem medo de brigar”, completou.

O apartamento

Segundo o Ministério Público Federal, R$ 504 mil foram usados para comprar o apartamento vizinho à cobertura do ex-presidente. De acordo com a denúncia, cobertura vizinha, que foi utilizada por Lula, foi adquirida no nome de Glaucos da Costamarques – parente do pecuarista e amigo pessoal do ex-presidente José Carlos Bumlai –, que teria atuado como “testa de ferro” de Lula.

SAIBA MAIS:A história dos quatro imóveis que enrolaram a vida de Lula

“Na tentativa de dissimular a real propriedade do apartamento, Marisa Letícia Lula da Silva chegou a assinar contrato fictício de locação com Glaucos da Costamarques, datado de fevereiro de 2011, mas as investigações concluíram que nunca houve o pagamento do aluguel até pelo menos novembro de 2015”, afirmam os procuradores.

Em depoimento ao juiz federal Sergio Moro, Lula negou irregularidades. Disse que quem cuidava do imóvel era sua mulher, Marisa Letícia, morta em fevereiro. Segundo o ex-presidente, o pagamento do aluguel estava registrado em declarações do Imposto de Renda, tanto dele quanto de Costamarques.

“Vou repetir para o senhor. Nunca houve qualquer denúncia que o apartamento não estava sendo pago. Seu Glauco nunca levantou, seu Glauco nunca cobrou, seu Glauco nunca me telefonou. Nem ele, nem ninguém”, disse Lula a Moro.

Mais recentemente, a defesa do ex-presidente apresentou 26 recibos referentes ao pagamento do aluguel, dos quais dois têm datas que não existem (31 de novembro e 31 de junho). Segundo a defesa, foi um “erro material” que não tem relevância no conjunto probatório.

O discurso de Lula foi transmitido ao vivo pela página do Partido dos Trabalhadores no Facebook:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]