• Carregando...
Ex-presidente Lula compareceu ao velório de Marco Aurélio Garcia, em São Paulo: condenação do petista deixou os eleitores mais pessimistas sobre candidatura em 2018. | Nelson Almeida/AFP
Ex-presidente Lula compareceu ao velório de Marco Aurélio Garcia, em São Paulo: condenação do petista deixou os eleitores mais pessimistas sobre candidatura em 2018.| Foto: Nelson Almeida/AFP

Uma sondagem realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas apontou que 60,5% dos brasileiros não acreditam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai disputar as eleições de 2018 – isso significa que três em cada cinco pessoas não vislumbram a candidatura do petista. Por outro lado, 35,6% dos entrevistados acreditam que Lula conseguirá concorrer à presidência. Outros 3,9% não souberam responder ou não opinaram.

Segundo Murilo Hidalgo, diretor do Paraná Pesquisas, a condenação de Lula na Lava Jato a nove anos e meio de prisão no caso do tríplex do Guarujá (SP) tem relação direta com a descrença da população na candidatura do petista. “Os 35,6% que apostam no ex-presidente representam o potencial eleitoral dele e ainda mostram como o Brasil está dividido. A situação do Lula é complicada, existe o fantasma de que ele nem consiga se candidatar”, disse Hidalgo, lembrando que Lula ficará inelegível se a condenação for confirmada em segunda instância.

Temer termina o mandato?

A mesma pesquisa perguntou aos brasileiros se o presidente Michel Temer vai conseguir concluir o mandato. Nesse caso houve um empate técnico: 47,7% acreditam que ele não ficará no cargo até dezembro de 2018, enquanto 47,9% apostam que ele permanecerá no governo. Outros 4,4% não opinaram ou não souberam responder. “Se for pela vontade, mais de 80% das pessoas querem que o Temer saia, mas quase metade da população não acredita que isso vai acontecer de fato”, disse Hidalgo.

A pesquisa foi realizada a partir de um questionário online, respondido por 2.890 brasileiros, entre os dias 17 e 19 de julho. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Leia também: Lula diz que é mais honesto que Moro e toda equipe da Lava Jato

Julgamento político não

Nesta sexta-feira (21), a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse esperar que Lula não sofra um julgamento político na segunda instância, como, na sua opinião, aconteceu com a decisão do juiz Sergio Moro. “Tenho uma esperança muito grande que vem do julgamento do (ex-tesoureito do PT João) Vaccari, que foi inocentado”, afirmou. “O processo do Lula é muito parecido, não tem prova nenhuma, só tem delação. Agora, é claro, é uma figura política de grande peso”, avaliou.

As afirmações de Gleisi foram feitas no velório de Marcelo Aurélio Garcia, um dos fundadores do partido e ex-assessor para assuntos internacionais dos governos Lula e Dilma Roussef, na Assembleia Legislativa de São Paulo, que faleceu na quinta-feira (20).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]