• Carregando...
A queda de Levy
| Foto:

Joaquim Levy caiu. Literalmente. Ele sofreu uma queda durante um evento, indo parar no chão, como mostra a imagem:

Mas não é essa a queda que preocupa o mercado. Os investidores aguardam a queda de Levy do Ministério da Fazenda. Alguns acham que ele já durou tempo demais lá, sob “fogo amigo” do próprio PT, incluindo Lula. Muitos temem sua eventual saída. Eu não.

Como já cansei de dizer, a presença de Levy ali serve para dar sobrevida a um projeto político totalitário e um modelo econômico nefasto. Levy emprestou sua credibilidade para “desenvolvimentistas”, que ainda podem colocar a culpa da crise nos “ajustes ortodoxos” do “neoliberal”.

Piada de mau gosto! Levy mudou, não o governo Dilma. Foi ele quem ficou mais parecido com os petistas, não o contrário. Levy tem uma obsessão: resgatar a CPMF. Para tanto, propôs até enquetes nos jornais, querendo saber o motivo da rejeição da população pela volta do imposto.

“Os jornais poderiam fazer uma enquete. Perguntar assim: o que você não gosta da CPMF? Você não gosta porque ela é transparente? Você não gosta porque ela é fácil de recolher? Você não gosta porque ela alcança todo mundo? “Ou porque é mais um imposto?”, disse o ministro ao ser questionado se o governo ainda conta com o tributo para o Orçamento de 2016.

Vamos lá, ministro. Eis o motivo pelo qual não aceitamos mais impostos, a CPMF principalmente. 1. O Brasil já tem imposto demais, e o problema certamente não é de arrecadação, e sim do tamanho dos gastos públicos, que precisam ser drasticamente cortados; 2.  A CPMF é um tributo que incide em cascata, penalizando toda a cadeia produtiva; 3. Seu intuito era destinar recursos para a saúde no começo, mas como dinheiro não tem carimbo, ela acaba servindo para “programas sociais” populistas e corrupção; 4. Com a carga tributária atual e os péssimos serviços prestados pelo governo, é simplesmente imoral e indecente falar em mais impostos.

Eu recomendo outras enquetes: 1. Você acha que o governo deve aumentar impostos ou cortar despesas? 2. Você é contra ou a favor do impeachment da presidente Dilma? 3. Você quer pagar mais impostos para que o governo possa continuar irrigando o caixa de ONGs e artistas politicamente engajados? 4. O governo tira quase metade de tudo que você ganha, somando os impostos diretos, o “imposto inflacionário” e o déficit público: você está satisfeito com aquilo que ele oferece em troca?

Vamos lá, ministro. Vamos ver o que a população pensa sobre cobrar mais impostos do trabalhador, já esfolado por um governo incompetente, corrupto e autoritário, do qual o senhor resolveu fazer parte!

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]